CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.16650


Palavras-chave:

Docência na Educação Infantil, Trabalho docente, Regulação, Autonomia docente

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre os limites e possibilidades para o trabalho docente frente a processos de autonomia e regulação no contexto da Educação Infantil. O estudo, de abordagem qualitativa, contempla entrevistas semiestruturadas com seis professoras da Educação Infantil de uma instituição pública municipal. Por meio dos movimentos curriculares protagonizados por docentes em seus contextos de atuação, expõe-se o cerceamento da autonomia docente e evidencia-se que há muito a avançar para conquistar a valorização da docência na Educação Infantil, desde o reconhecimento das professoras e professores como profissionais intelectuais, até ao investimento nas condições objetivas para a docência na área.

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Biografia do Autor

  • Kênia Kristina FURTADO, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Professora na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF); Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com período sanduíche (Bolsa PDSE/CAPES) na Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - GPDD/NAPE (UDESC); Atualmente pesquisa os seguintes temas: Currículo da Educação Infantil; Docência; Autonomia e regulação; Autoria docente.

  • Anésia Maria Martins FURTADO, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Membro do grupo de estudos e pesquisas: Didática e Formação Docente GPDD/NAPE; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora da Educação Infantil concursada no município de Florianópolis; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004); Especialista em Psicopedagogia institucional (Faculdade Decisão); Especialista em Educação Infantil (UFSC); Atualmente pesquisa os seguintes temas: Formação Continuada dos/as professores/as na Educação Básica; Cotidiano e intencionalidade pedagógica na Educação Infantil; Docência compartilhada na Educação Infantil; Hora Atividade na Educação Infantil.

  • Alba Regina Battisti de SOUZA, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Licenciada em Pedagogia. Especialista em Fundamentos do Magistério. Mestre em Educação. Doutora em Engenharia de Produção. Estágio pós-doutoral em Educação. Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/Udesc. Na Educação Básica possui experiência docente no Ensino Fundamental e no curso de Magistério. Na Educação Superior, desde 1993, atua em cursos de formação continuada e de aprimoramento nas áreas de Metodologia do Ensino Superior, Didática, Prática de Ensino, Pesquisa e Educação e Trabalho de Conclusão de Curso. Ministra disciplinas na Graduação e Pós-Graduação em áreas da Pesquisa em Educação, Didática, Planejamento Educacional, Processos de Avaliação e Estágio Curricular Supervisionado. Desenvolve ações de extensão, pesquisas e artigos sobre formação e atuação docente; Práticas pedagógicas em espaços escolares e não escolares. Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - de 2011 a 2018 e a partir de 2018 até 2022 participou do Programa de Residência Pedagógica na coordenação do projeto do curso de Pedagogia da FAED/Udesc. Atualmente é Coordenadora do Laboratório e Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - CNPq/NAPE/Udesc e representante da Região Sul da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 404–427, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16650. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16650. Acesso em: 22 mar. 2025.