CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16650

Palavras-chave:

Docência na Educação Infantil, Trabalho docente, Regulação, Autonomia docente

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre os limites e possibilidades para o trabalho docente frente a processos de autonomia e regulação no contexto da Educação Infantil. O estudo, de abordagem qualitativa, contempla entrevistas semiestruturadas com seis professoras da Educação Infantil de uma instituição pública municipal. Por meio dos movimentos curriculares protagonizados por docentes em seus contextos de atuação, expõe-se o cerceamento da autonomia docente e evidencia-se que há muito a avançar para conquistar a valorização da docência na Educação Infantil, desde o reconhecimento das professoras e professores como profissionais intelectuais, até ao investimento nas condições objetivas para a docência na área.

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Biografia do Autor

Kênia Kristina FURTADO, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF); Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com período sanduíche (Bolsa PDSE/CAPES) na Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - GPDD/NAPE (UDESC); Atualmente pesquisa os seguintes temas: Currículo da Educação Infantil; Docência; Autonomia e regulação; Autoria docente.

Anésia Maria Martins FURTADO, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Membro do grupo de estudos e pesquisas: Didática e Formação Docente GPDD/NAPE; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora da Educação Infantil concursada no município de Florianópolis; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004); Especialista em Psicopedagogia institucional (Faculdade Decisão); Especialista em Educação Infantil (UFSC); Atualmente pesquisa os seguintes temas: Formação Continuada dos/as professores/as na Educação Básica; Cotidiano e intencionalidade pedagógica na Educação Infantil; Docência compartilhada na Educação Infantil; Hora Atividade na Educação Infantil.

Alba Regina Battisti de SOUZA, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Fundamentos do Magistério. Mestre em Educação. Doutora em Engenharia de Produção. Estágio pós-doutoral em Educação. Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/Udesc. Na Educação Básica possui experiência docente no Ensino Fundamental e no curso de Magistério. Na Educação Superior, desde 1993, atua em cursos de formação continuada e de aprimoramento nas áreas de Metodologia do Ensino Superior, Didática, Prática de Ensino, Pesquisa e Educação e Trabalho de Conclusão de Curso. Ministra disciplinas na Graduação e Pós-Graduação em áreas da Pesquisa em Educação, Didática, Planejamento Educacional, Processos de Avaliação e Estágio Curricular Supervisionado. Desenvolve ações de extensão, pesquisas e artigos sobre formação e atuação docente; Práticas pedagógicas em espaços escolares e não escolares. Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - de 2011 a 2018 e a partir de 2018 até 2022 participou do Programa de Residência Pedagógica na coordenação do projeto do curso de Pedagogia da FAED/Udesc. Atualmente é Coordenadora do Laboratório e Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - CNPq/NAPE/Udesc e representante da Região Sul da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

FURTADO, K. K.; FURTADO, A. M. M.; SOUZA, A. R. B. de. CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 404–427, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16650. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16650. Acesso em: 26 out. 2024.