O papel da idade na relação entre estudantes e smartphones: implicações educacionais e psicológicas
DOI:
https://doi.org/10.29286/cshv1q76Palavras-chave:
Smartphone, Dependência Tecnológica, Educação, AdolescenteResumo
O objetivo deste estudo foi investigar, como a idade da obtenção do primeiro smartphone influencia a dependência e o tempo de tela em estudantes do ensino fundamental II e médio. Foi utilizado um questionário estruturado e o aplicativo “Meu Celular, Meu Vício” para monitorar o tempo de tela. A idade de obtenção do smartphone explica 28,7% da variação na dependência e no tempo de tela. Conclui-se que adiar a entrega do dispositivo pode reduzir o risco de dependência e uso excessivo do tempo de tela.
Downloads
Referências
ABBASI, G. A. et al. The impact of type of content use on smartphone addiction and academic performance: Physical activity as moderator. Technology in Society, v. 64, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2020.101521. Acesso em: 10 set. 2023.
AMORIM, R. M.; CORSO, K. B. Construção e Validação do Aplicativo? Meu Celular,
Meu Vício? para mensurar a Dependência de Smartphone em Estudantes Universitários.
XLIV encontro da anpad - enanpad 2020, Evento on-line - 14 a 16 de outubro de
2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Disponívem em: https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf. Acesso em 22 set. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
ELHAI, J. D. The relationship between anxiety symptom severity and problematic
smartphone use: A review of the literature and conceptual frameworks. Journal of
Anxiety Disorders, v. 62, p. 45-52, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016
/j.janxdis.2018.11.005. Acesso em: 09 de set. 2023
GÓMEZ-GALÁN J., et al. Social Networks Consumption and Addiction in College Students during the COVID-19 Pandemic: Educational Approach to Responsible Use. Sustainability, v. 12, n. 18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12187737. Acesso em: 25 jul. 2023.
GONG, J. How parental smartphone addiction affects adolescent smartphone addiction: The effect of the parent-child relationship and parental bonding. Journal of Affective Disorders, v. 307, p.271-277, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S01650327 22003512. Acesso em: 25 set. 2023.
KWON, M. et al. The Smartphone Addiction Scale: Development and Validation of a Short Version for Adolescents. Plos One, v. 8, n. 12, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0083558. Acesso em: 10 set. 2023.
LEE, H, CHOI, M., NA. E. Reciprocal longitudinal effects among Korean young adolescent’ negative peer relationships, social withdrawal, and smartphone dependence. Heliyon, v.10, e25188, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e25188. Acesso em: 13 mar. 2024.
LEMOLA, S. et al. Adolescents' electronic media use at night, sleep disturbance, and depressive symptoms in the smartphone age. Journal of youth and adolescence vol. 44, n. 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10964-014-0176-x. Acesso em: 10 set. 2023.
MAZIERO, M. B., OLIVEIRA, L. A. NOMOFOBIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Unoesc & Ciência, v. 8, ed. 1, p. 73-80, 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235124308.pdf. Acesso em: 8 jul. 2023.
MENDOZA, J. S., et al. The effect of cellphones on attention and learning:: The influences of time, distraction, and nomophobia. Computers in Human Behavior, [S. l.], v. 86, n. 52, p. 52-60, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018. 04.027. Acesso em: 25 jul. 2023.
MUNDERIA, R., SINGH, R. The Mediating Effect of Smartphone Addiction on the Relationship Between Social Skills and Psychological Well-Being. In: Stephanidis, C., Antona, M., Ntoa, S. (eds) HCI International 2021 - Posters. HCII 2021. Communications in Computer and Information Science, v. 1421. Springer, Cham, 202. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-78645-8_46. Acesso em: 25 jul. 2023.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Adolescent health. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/adolescent-health#tab=tab_1. Acesso em: 15 mar. 2024.
OLSON, J. A., et al., Smartphone addiction is increasing across the world: A metaanalysis of 24 countries. Computers in Human Behavior, v. 129, 2022. Disponível
em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.107138. Acesso 25 jan. 2023.
PANOVA T, CARBONELL X. Is smartphone addiction really an addiction? Journal of Behavioral Addictions, v. 7, n. 2, p. 252–259, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1556/2006.7.2018.49. Acesso em: 20 mar. 2023.
RANDJELOVIĆ, P., et al. The association of smartphone usage with subjective sleep
quality and daytime sleepiness among medical students. Biological Rhythm Research,
v, 50, n. 6, p. 857–865, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09291016.2018.
1499374. Acesso em: 20 jun. 2021.
ROSEN, L. D., et al. Is Facebook creating “iDisorders”? The link between clinical symptoms of psychiatric disorders and technology use, attitudes and anxiety. Computers in Human Behavior, v. 29, n. 3, p. 1243-1254, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0083558. Acesso em: 10 set. 2023.
SHI X., WANG A., ZHU Y. Longitudinal associations among smartphone addiction, loneliness, and depressive symptoms in college students: Disentangling between– And within–person associations. Addictive Behaviors, v 142, v. 107676, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.addbeh.2023.107676. Acesso em: 03 mar. 2023.
SOHN, S. et al. Prevalence of problematic smartphone usage and associated mental health outcomes amongst children and young people: a systematic review, meta-analysis and GRADE of the evidence. BMC psiquiatria, v. 19, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6883663/. Acesso em: 06 abr. 2023.
TIAN, J., et al. Mobile Phone Addiction and Academic Procrastination Negatively Impact Academic Achievement Among Chinese Medical Students. Frontiers in psychology, v. 12, n. 758303, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.758303. Acesso em: 25 set. 2023.
TWENGE, J. M., CAMPBELL, W. K. Associations between screen time and lower psychological well-being among children and adolescents: Evidence from a population-based study. JAMA Pediatrics, n. 18, v. 12 p. 271-283. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone. 0083558. Acesso em: 10 set. 2023.
UYSAL G., BALCI S. Evaluation of a School-Based Program for Internet Addiction of
Adolescents in Turkey. Journal of Addictions Nursing, v. 29 n. 1, p. 43-49, 2018.
Disponível em: https://journals.lww.com/jan/Abstract/2018/01000/Evaluation_of_a_School_ Based_Program_for_Internet.6.aspx. Acesso em: 06 set. 2023.
XIONG, S. et al. Patterns of smartphone addiction in adolescents and their association with multiple ecological factors: A latent profile analysis, Children and Youth Services Review, v. 155, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2023.10722 3. Acesso em: 06 set. 2023.



















































