O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso
DOI:
10.29286/rep.v24i57.1655Palavras-chave:
Construção do Conhecimento Matemático. Fóruns de discussão. Fórum Permanente. Análise de Conteúdo.Resumo
Esta pesquisa analisa o uso do fórum permanente nas disciplinas Pensamento Matemático I e II do curso de Pedagogia da UFMT, na modalidade a distância. Tem-se como objetivo verificar limites e possibilidades do uso desse tipo de fórum na formação de professores para a Educação Infantil, em especial em disciplinas relacionadas à matemática. Foram realizadas pesquisa documental do guia didático, entrevistas com estudantes e análise de conteúdo das postagens do fórum. A triangulação dos dados sugere que o fórum permitiu a colaboração entre os sujeitos da aprendizagem, mas pouco contribuiu para discussões de cunho mais crítico-reflexivo da formação docente.
Palavras-chave: Fóruns de Discussão. Fórum Permanente. Formação de Professores. Pensamento Matemático.
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