O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso

Autores

  • Cristiano MACIEL crismac@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://lattes.cnpq.br/5234437367053668
  • Loide Rosa SOARES loide.rosa@gmail.com
    UFMT
  • Vinicius Carvalho PEREIRA viniciuscarpe@gmail.com
    UFMT

DOI:

10.29286/rep.v24i57.1655

Palavras-chave:

Construção do Conhecimento Matemático. Fóruns de discussão. Fórum Permanente. Análise de Conteúdo.

Resumo

Esta pesquisa analisa o uso do fórum permanente nas disciplinas Pensamento Matemático I e II do curso de Pedagogia da UFMT, na modalidade a distância. Tem-se como objetivo verificar limites e possibilidades do uso desse tipo de fórum na formação de professores para a Educação Infantil, em especial em disciplinas relacionadas à matemática. Foram realizadas pesquisa documental do guia didático, entrevistas com estudantes e análise de conteúdo das postagens do fórum. A triangulação dos dados sugere que o fórum permitiu a colaboração entre os sujeitos da aprendizagem, mas pouco contribuiu para discussões de cunho mais crítico-reflexivo da formação docente.

Palavras-chave: Fóruns de Discussão. Fórum Permanente. Formação de Professores. Pensamento Matemático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano MACIEL, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Adjunto III do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE). É Secretário da Regional Mato Grosso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Diretor Geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte, educação a distância e avaliação educacional.

Loide Rosa SOARES, UFMT

Possui graduação em Licenciatura plena em Pedagogia (2006) e bacharelado em Ciências Econômicas (2009), especialização em Psicologia de Ensino e Aprendizagem (2008) pela Universidade do Estado de Mato Grosso e em Gestão Pública (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente cursa o Mestrado em Educação da UFMT, fazendo parte do grupo de pesquisa Lêtece e é Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de Sorriso. Tem experiência na área de Educação Infantil, Séries Iniciais, EJA e Educação a Distância.

Vinicius Carvalho PEREIRA, UFMT

Bacharel e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso e credenciado como docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFMT. Atua principalmente nas seguintes áreas: Línguas Estrangeiras Modernas, Literatura Moderna e Contemporânea, Literatura e Psicanálise, Semiologia e Novas Tecnologias na Educação. Atualmente, é representante institucional da UFMT junto ao programa Inglês sem Fronteiras e host professor de English Teaching Assistants junto à Fulbright.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER,

Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e

som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2003.

BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes

de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Revista Interface, Botucatu, v. 16, n. 41, p. 469-484, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200014&lang=pt>. Acesso em: 1 mar. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. In: Associação Brasileira de Educação a Distância. (Org.). Censo ead.br. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

BUIL, Isabel et al. Los foros de discusión y sus benefícios en la docencia virtual: recomendaciones para un uso eficiente. Revista Innovar, UNAL, Bogotá, Colômbia, v. 22, n. 43, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.

php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512012000100011&lang=pt>. Acesso

em: 1mar. 2014.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 13. ed.

Campinas: Papirus, 2006.

DANYLUK, Ocsana. A matemática e o trabalho pedagógico. In: RAYS, O. A.

Trabalho Pedagógico. Porto Alegre: Sulina, 1999. p. 289-301.

DUARTE, Teresa. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). CIES e-Working Papers, Lisboa, Portugal, n. 60, 2009.

FUKS, H.; GEROSA, M. A.; PIMENTEL, M.; FILIPPO, D.; LUCENA, C. J. P.

Informações estatísticas e visuais para a mediação de fóruns educacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação, CEIE/SBC, v. 13, n. 3, 2005. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/issue/view/6>. Acesso em: 4 set. 2014.

GONÇALVES, Marcus Vinicius Ferreira; ELIA, Marcos da Fonseca. Arquitetura de avaliação educacional em fórum de discussão. In: CONGRESSO DA SBC, 28., 2008, Belém. Anais... 2008.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.

São Paulo: Objetiva, 2001. 1 CD-ROM.

MANTOVANI, Daielly Melina Nassif; VIANA, Adriana Backx Noronha;

GOUVÊA, Maria Aparecida. Ferramenta fórum para discussão teórica em

estatística aplicada à Administração. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 185-206, mai./ago. 2010.

MCALISTER, Simon; RAVENSCROFT, Andrew; SCANLON, Eileen.

Combining interaction and context design to support collaborative argumentation using a tool for synchronous CMC. Journal of Computer Assisted Learning, Malden, MA, USA, n. 20, 2004.

MORENO, Heliete. Guia Didático de Pensamento Matemático I e II. Núcleo

de Educação a Distância. Cuiabá: UFMT, 2012.

NEAD-UFMT. Núcleo de Educação a Distância. Universidade Federal de Mato

Grosso. Projeto político-pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia

–modalidade a distância. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

PEREIRA, Vinícius Carvalho; SILVA, Cristiane Brasileiro Mazocoli; MACIEL,

Cristiano. Recurso e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. In: MACIEL, Cristiano. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

PRETI, Oreste. Produção de material didático impresso: orientações técnicas e pedagógicas. 2 ed. Cuiabá: UAB/UFMT, 2011.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Reflexão, conhecimento e práticas

lectivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo Quadrante, Escola Superior de Lisboa, Lisboa, Portugal, v. 8, p. 139-167, 1999.

SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da

transmissão. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/332/artigo-7.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2014.

SOARES, Loide Rosa et al. Fóruns de discussão: análise de artigos e metodologias de pesquisa. In: SEMIEDU. EDUCAÇÃO E (DES)COLONIALIDADES DOS SABERES, PRÁTICAS E PODERES, 2013, Cuiabá. Anais... Cuiabá: UFMT, 2013.1 CD-ROM

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

MACIEL, C.; SOARES, L. R.; PEREIRA, V. C. O recurso fórum permanente no ensino da disciplina Pensamento Matemático: um estudo de caso. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 679–701, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.1655. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1655. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática