APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NO DECURSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) – ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16371

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, Formação de professores, Ensino de Ciências, EJAI

Resumo

Apresenta parte de pesquisa doutoral desenvolvida na formação de professores que ensinam ciências nos anos iniciais da EJAI. O objetivo principal foi identificar que aprendizagens da docência em EJAI, evidenciadas por meio da biografia educativa, são capazes de indicar outros modos de formar professores para o ensino de ciências. Tratou-se de pesquisa narrativa que assumiu a abordagem processual da pesquisa-formação e contou com a participação de professores da EJAI dos anos iniciais. O estudo evidenciou aprendizagens emergidas em processos anteriores à formação inicial desses professores, como suas vivências estudantis, e as aprendizagens tecidas ao longo de suas trajetórias na EJAI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirliane da Costa VIANA, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá (2006). Especialista em Educação Especial e Magistério Superior (2007). Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (2012). Professora da Educação Básica na rede de educação pública do Amapá desde 2001, onde atuou na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Atendimento Educacional Especializado (AEE), e Coordenação Pedagógica. Professora da Educação Superior desde 2011 quando ingressou na Universidade Federal do Amapá no Curso de Pedagogia. Atua nas disciplinas de Educação e Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, e, Educação de Jovens e Adultos. Foi eleita diretora do Departamento de Educação (Ded/Unifap) no biênio 2018-2019. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA/UEA). Estuda e pesquisa as temáticas: Aprendizagem e alfabetização de pessoas adultas e pessoas idosas; Educação em Ciências e EJAI; Alfabetização científica e tecnológica e alfabetização da palavra nos processos de formação docente e na EJAI; Pesquisa Narrativa e Processos (Auto)Formativos na formação docente; e, Formação do Trabalhador.

France FRAIHA-MARTINS, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese. Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias Digitais em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. Atualmente é Coordenadora do Programa da Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/IEMCI/UFPA). É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.

Referências

Beck, C. A história da Andragogia. 2015. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/a-historia-da-andragogia/. Acesso em: 23 jul. 2022.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, educação em ciências e ensino das ciências. (Temas de investigação 26). Instituto de Inovação Educacional. Ministério da Educação, Lisboa, 2002, 353p.

CHASSOT, Á. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, n. 26, p.89-100, 2003.

CHASSOT, Á. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018. 360p.

CLANDININ, D. J; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DESLAURIERS, J; KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POU-PART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DEWEY, J. Experiência e educação. 2 ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976. (Atualidades Pedagógicas v.131).

DOMINICÉ, P. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. In.: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p.345-357, maio/ago., 2006.

DOMINICÉ, P. A biografia educativa: Instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal/RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª edição. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 54ª ed. (ver. e atual.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

JOSSO, M-C.. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, v. 63, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/fi-les/2008/09/a_tranfor2.pdf . Acesso em: 01 dez. 2019.

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, M-C. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.2, p. 136-139, ago./dez. 2009.

JOSSO, M-C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010a.

JOSSO, M-C. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal/RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b.

KNOWLES, M. S., The Adult Learner: The Definitive Classic in Adult Education and Human Resource Development, 6th ed. San Diego, Califórnia, USA: Elsevier, 2005. Tradução própria.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Educação, v.29, n.02, p. 33-49, 2004.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista ECurriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EduFSCar, 2010. 203p.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. 3.ed. revista e ampliada. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 2000.

NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal/RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

OSORIO, A. Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2003.

PEREZ-GOMES, A. O pensamento prático do professor: A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 93-114, 1995.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: As muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n.25, p.05-17, abr. 2004.

SHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. 2ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 77-92, 1995.

SHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

VASCONCELOS, G. A. N. (org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

VIANA, S. C.; FRAIHA-MARTINS, F.; MESQUITA, J. M. Frestas em pesquisas sobre o Ensino de Ciências e a Educação de Jovens e Adultos: indicativos de um universo a explorar. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.18, n. 40, p. 105-122, 2022.

VOGT, M. S. L; ALVES, E. D. Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogia. Revista Educação, Santa Maria, v.30, n.02, p.195-214, 2005.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

VIANA, S. da C.; FRAIHA-MARTINS, F. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NO DECURSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) – ANOS INICIAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 452–481, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16371. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16371. Acesso em: 21 out. 2024.