O CURRÍCULO ENTRE PEDAGOGIAS (NEM TÃO) TRADICIONAIS E A DIFERENÇA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.16357

Palavras-chave:

Escola, Pedagogias Tradicionais, Filosofia da Diferença, Currículo

Resumo

Considerando pedagogias tradicionais e não diretivas, bem como os aportes teóricos da filosofia da diferença, este ensaio se insinua sobre a problematização curricular que valoriza a não diretividade em sua dimensão acontecimental. Assim, propõe um afastamento do discurso senso comum sobre as pedagogias não diretivas se caracterizarem pela figura de “professores facilitadores”, por “protagonismos estudantis” ou por “flexibilidades curriculares”, ao valorizar as potências da diferença a partir de agenciamentos curriculares no bojo de tais pedagogias. Nesse sentido, dá a ver a necessidade do abandono de currículos-máquinas-neuróticas e a adoção de currículos-rizomas na constituição de micropolíticas que valorizem singularidades em educação.

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Biografia do Autor

Letícia COSTA, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestranda pelo PPGEdu da PUCRS, bolsista CNPq, especialista em Educação Moderna também pela PUCRS (2022) e licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ (2020). Atualmente pesquiso as relações de poder e saber no ensino de ciências em escolas de pedagogia não diretiva. Atuei como docente voluntária de Biologia no Pré-Vestibular Popular Pedro Pomar (Faculdade de Enfermagem da UFF, Niterói-RJ) entre 2020-2021. Em 2019 fiz minha Prática de Ensino Supervisionada em Ciências Biológicas no Colégio de Aplicação da UFRJ, onde obtive minha carta de recomendação. Fui bolsista de Extensão PIBEX no projeto "Educar para preservar: um exercício de cidadania" (2016-2017), e monitora em Botânica II (2018) e em Sistemática e Morfologia de Plantas Medicinais (2018).RS.

José Luís Schifino FERRARO, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Bolsista CAPES/PROSUP) e Doutorando em Ciências Criminais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é Bacharel em Direito pela Escola de Direito, Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Biociências e Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS. Diplomado em Ciências Sociais pela Facultad Latino-Americana de Ciencias Sociales de Buenos Aires (FLACSO Argentina), foi Visiting Professor da University of Oxford, Inglaterra (Bolsista do Programa CAPES/PrInt). Professor Visitante da Universidade de Coimbra, Portugal (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação) e Academic Visitor da University Edinburgh, Escócia (School of Social and Political Sciences). Coordenou projetos de divulgação científica junto à Newcastle University, Inglaterra, financiados pelo Newton Fund e British Council Brazilian Office (Institutional Skills Grantee, 2016). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e Educação em Ciências e Matemática (Escola Politécnica) da PUCRS. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Red Iberoamericana de Filosofía Política (RIFP). Foi Coordenador Educacional do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS, 2014-2017) e Diretor de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS (PROEX/PUCRS, 2018). Pesquisador-líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (GPECCC PUCRS/CNPq). Conduz investigações no campo dos estudos Foucaultianos e Deleuzianos abordando temáticas como: governamentalidade, educação e controle social; currículo e biopolítica; neoliberalismo e educação; processos de subjetivação na escola; filosofia da diferença; educação em museus e estética; epistemologia da biologia.NPq).

Paula Corrêa HENNING, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003 Bolsista CAPES), Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008 Bolsista CAPES) e Pós-Doutorado em Filosofia pela Univeridad de Murcia/Espanha (2017 Estágio Sênior Capes). Atualmente é professora associada IV; pesquisadora do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Educação Ambiental, Estudos Foucaultianos e Filosofia da Ciência. É editora-chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF/FURG) e membro do Comitê Científico do GT 22 (Educação Ambiental) da ANPED. Bolsista Produtividade 1D do CNPq.      

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

COSTA, L. .; FERRARO, J. L. S.; HENNING, P. C. O CURRÍCULO ENTRE PEDAGOGIAS (NEM TÃO) TRADICIONAIS E A DIFERENÇA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 666–685, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.16357. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16357. Acesso em: 3 maio. 2024.