IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA À CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16353

Palavras-chave:

Coordenadoras pedagógicas, Constituição identitária, Formação continuada

Resumo

Objetivamos identificar as implicações da formação continuada à constituição identitária de coordenadoras pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de uma cidade localizada no Vale do Itajaí (SC). Para tanto, utilizamos o método estudo de caso, e a geração de dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas. A análise utilizada foi o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Os indícios demonstraram que a) as coordenadoras passaram a refletir e a exercer as funções de articular, formar e transformar; b) essa compreensão contribuiu para a constituição identitária delas, que puderam perceber com mais clareza o seu próprio processo de desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Juliana Pedroso BRUNS, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Sou professora, formadora, pesquisadora, poetisa e escritora. Curso Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB), sou Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sou Mestra em Educação pela mesma instituição de ensino. No Mestrado, fui Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integro a linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Faço parte da Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Integro o Grupo de Pesquisa Leituras sobre Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL) - UNIFEBE. Cursei Especialização em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, no qual fui bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Cursei Licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuei de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possuo experiência com a docência desde 2012, atuando na educação infantil e nos anos iniciais. Minhas pesquisas perpassam o desenvolvimento profissional docente, inserção profissional, formação inicial e continuada de professores.

Alessandra FISCHBORN, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016). Atualmente é Assessora de Direção na Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalves e Supervisora Escolar, no quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Supervisão Escolar.Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes, e em Fundamentos da Organização Curricular pela Universidade do Contestado. Cursando Mestrado em Educação na Universidade de Blumenau - FURB, sob a orientação da Profª. Dra. Rita Buzzi Rausch.

Rita Buzzi RAUSCH, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação pela UFSC. Cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na FURB. Possui especialização em Alfabetização pela UNIVALI. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente. É integrante e desde 03/2023 assumiu a coordenação da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes. É integrante e consultora do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Desde 2022 é bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente: formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores; bem como a coordenação pedagógica na Educação Básica.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

BRUNS, J. P.; FISCHBORN, A. .; RAUSCH, R. B. IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA À CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 531–552, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16353. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16353. Acesso em: 14 dez. 2024.