MAKUNAIMÃ: O PAPEL DO TEATRO-EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16321

Palavras-chave:

Teatro-educação, Makunaimã, Lei 11.645/2008, Antirracismo

Resumo

Este artigo discorre sobre o teatro-educação antirracista a partir da análise teórica da peça Makunaimã: o mito através do tempo. Ampliamos a discussão sobre o papel do teatro-educação, entendendo-o como uma poderosa ferramenta histórica, literária e epistemológica para a inserção da educação das relações étnico-raciais na cultura escolar e nos processos formativos de estudantes e professores da educação básica. Amparados no pensamento de intelectuais indígenas e pressupostos dos Movimentos Sociais Indígenas Educadores, concluímos que a peça analisada sintetiza um conjunto de conhecimentos e reflexões que fomentam de forma visceral práticas antirracistas cruciais para a promoção da interdisciplinaridade na educação básica.

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Biografia do Autor

Alan ALVES-BRITO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cursou Bacharelado em Física na Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Realizou estágios de doutorado no Chile (Alfa/LENAC), Estados Unidos (FAPESP) e Austrália (Sanduíche CAPES). Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Cursou especialização em Literatura Brasileira (UFRGS, 2023) e, atualmente, cursa doutorado em educação (UFRGS, 2023). Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física/UFRGS; PPG em Ensino de Física/UFRGS; PPG em Divulgação em Ciências/Fiocruz; e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas/UFRGS) em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. 

Isael da Silva PINHEIRO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of the Fraser Valley, no Canadá. Atualmente é pesquisador no Grupo de pesquisa (CNPq/UFRGS) PEABIRU: Educação ameríndia e interculturalidade. Também é colaborador na Ação Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI), Núcleo UFRGS.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

ALVES-BRITO, A.; PINHEIRO, I. da S. MAKUNAIMÃ: O PAPEL DO TEATRO-EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 315–337, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16321. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16321. Acesso em: 27 jun. 2024.