CAUSAS DE DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO PRIMÁRIO: PERCEÇÕES DE PROFESSORES, ALUNOS E PAIS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16267

Palavras-chave:

Escola primária, Leitura e escrita, Dificuldades, Causas

Resumo

Este artigo procura compreender os fatores que comprometem o desenvolvimento das competências de leitura e escrita no ensino primário, comparando opiniões dos alunos, dos pais e dos professores. O estudo baseia-se nas teorias sobre o letramento e sobre a motivação na aprendizagem. Com base numa abordagem mista, analisam-se respostas a um inquérito sobre as causas das dificuldades de leitura e escrita. Os resultados indicam que a má preparação dos educadores, a desmotivação dos petizes e a abdicação dos pais dos seus papéis na educação dos filhos são as principais causas que prejudicam a aprendizagem da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Sualé AMADE, Universidade Aberta - ISCED

Possui doutorado em Ciencias de Educacao-Inovacao Educativa pela Universidade Catolica de Mocambique(2020). Atualmente é Coordenador do Curso da Universidade Aberta ISCED

Diocleciano NHATUVE, Universidade Aberta - ISCED

Possui doutorado em Linguística do Português pela Universidade de Coimbra (2019). Atualmente é leitor de língua portuguesa da Universidade do Zimbabwe.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

AMADE, S.; NHATUVE, D. CAUSAS DE DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO PRIMÁRIO: PERCEÇÕES DE PROFESSORES, ALUNOS E PAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 428–451, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16267. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16267. Acesso em: 14 dez. 2024.