CAUSAS DE DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO PRIMÁRIO: PERCEÇÕES DE PROFESSORES, ALUNOS E PAIS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16267

Palavras-chave:

Escola primária, Leitura e escrita, Dificuldades, Causas

Resumo

Este artigo procura compreender os fatores que comprometem o desenvolvimento das competências de leitura e escrita no ensino primário, comparando opiniões dos alunos, dos pais e dos professores. O estudo baseia-se nas teorias sobre o letramento e sobre a motivação na aprendizagem. Com base numa abordagem mista, analisam-se respostas a um inquérito sobre as causas das dificuldades de leitura e escrita. Os resultados indicam que a má preparação dos educadores, a desmotivação dos petizes e a abdicação dos pais dos seus papéis na educação dos filhos são as principais causas que prejudicam a aprendizagem da leitura e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sualé AMADE, Universidade Aberta - ISCED

Possui doutorado em Ciencias de Educacao-Inovacao Educativa pela Universidade Catolica de Mocambique(2020). Atualmente é Coordenador do Curso da Universidade Aberta ISCED

Diocleciano NHATUVE, Universidade Aberta - ISCED

Possui doutorado em Linguística do Português pela Universidade de Coimbra (2019). Atualmente é leitor de língua portuguesa da Universidade do Zimbabwe.

Referências

ALI, A. TPC Moçambique: Será que as nossas crianças estão a aprender? Relatório anual sobre a aprendizagem em Moçambique (fase piloto, província de Nampula). Nampula: Facilidade – ICDS, 2017.

ARANA, A.; KLEBIS, A. A. Importância do incentivo à leitura para o processo de formação do Aluno. XII Congresso Nacional de Educação, p. 3-13, 2015. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17264_7813.pdf. Acesso em 28 mai. 2024.

BATALHÃO, F. Insucesso escolar no contexto moçambicano: abordagem, concepções e políticas. Um estudo no ensino secundário geral na Província de Sofala, República de Moçambique. 310f. Universidade Jean Piaget de Moçambique (Tese de Doutoramento em Ciências da Educação), 2015.

BAZZO, J. L. S.; NHAMPOCA, E. A. C. Didática da leitura e da escrita: ou para construir conversas sobre estrelas. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 3 n.3 p. 315-328, 2019. https://doi.org/10.12957/redoc.2019.45433.

BORAH. M. Motivation in learning. Journal of Critical Reviews, v. 8, n. 2, p. 550-552, 2021. Disponível em 61c1acf9cfb5a1.40236533.pdf (jcreview.com). Acesso em 28 mai. 2024.

CAROLL, J.; BREADMORE, H. Theories of early literacy development. The Education hub, p. 1- 8, 2021. Disponível em https://theeducationhub.org.nz/theories-of-early-literacy-development/. Acesso em 28 mai. 2024.

CHAKRABARTY, D. Theories of the new literacy studies (NLS). Research Journal of English Language and Literature (RJELAL), v. 8, n. 1, p. 1-8, 2020. DOI:10.33329/rjelal.8.1.1.

DESFORGES, C.; ABOUCHAAR, A. The impact of parental involvement, parental support and family education on pupil achievements and adjustment: a literature review. Department for Education and Skills, Research Report n. 433, 2003.

ESCRIBANO, P. D. Teaching writing through reading: a text-centred approach. IBÉRICA n. 1, p. 55-62, 1999.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FUMO, O.; GIRÃO, S. S. Práticas de letramento acadêmico em Moçambique: Análise de um trabalho de escrita de gêneros. Papéis. Campo Grande, v. 22, nº 43, p. 91-108, 2018. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/6275. Acesso em 28 mai. 2024.

FUMO, O.; TIMBANE, A. A. Práticas de leitura de géneros académicos: entre os discursos docentes e as conceções dos estudantes na Universidade Eduardo Mondlane. Cadernos de África Contemporânea, v. 2, n. 3, p. 133-145, 2019.

GOULART, C, Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 450-462, 2006.

GROSSI, G, P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, n. 18, 2008.

GUIRRUGO-FAQUIR, O. C. Didática da escrita em contextos multilingues: o caso de Moçambique – desafios linguísticos, metodológicos e contextuais. 299f. Universidade de Lisboa (Tese de Doutoramento em Linguística Aplicada), 2016.

HIDAYAT, N. R.: FITRIA, N. Literacy theories of children’s language development. Advances in Social Science, Education and Humanities Research. Atlantis press, v. 538, p. 144-147, 2021.

HIDI, S.; RENNINGER, K. A. The four-phase model of interest development. Educational Psychologist, v. 41, n. 2, 111–127, 2006. https://doi.org/10.1207/s15326985ep4102_4.

JARAMILLO-VALENCIA, B.; GIL-VERA, V. D.; QUINTERO-ARRUBLA, S. Metodología global de lectura y escritura: análisis de la implementación de un software en estudiantes de grado primero. Revista Espácio, v. 40, n. 39, p. 5-20, 2019. Disponível em a19v40n39p05.pdf (revistaespacios.com). Acesso em 28 mai. 2024.

JOHNSTON, J. H. Family involvement models in Middle Schools. In FULLER, M. L., OLSEN, G., ALLYN, B. (Org). Home-school relations-working successfully with parents and families. Boston: Mass, p. 184-191, 1998.

KLEIMAN, Â. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Â. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, p. 15-61, 1995.

LYTLE, S. L.; LANDAU, J. Adult literacy in cultural context. In WAGNER, D. (Ed.) The Future of Literacy in a Changing World. Oxford: Pergmons Press, p. 209-215, 1987.

MANJATE, T. Leitura e escrita em movimento, em Moçambique. Pontos de Interrogação, v. 10, n. 3, Edição Especial, p. 107-119, 2020. DOI: https://doi.org/10.30620/p.i.v10i2.10892.

NHONGO, N. A. C. A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em moçambique. 189f Lisboa. Universidade de Lisboa (Dissertação de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa – PL2/PLE), 2009.

OKELLO, M. The role of parents in their children’s education. African Journal of Education and Practice, v. 9, n. 1, p 27 – 37, 2023. DOI:10.47604/ajep.1883.

PERRY, K. What is Literacy? –A critical overview of sociocultural perspectives. Journal of Language and Literacy Education, v. 8, n. 1, p, 50-71, 2012. Disponível em http://jolle.coe.uga.edu/wp-content/uploads/2012/06/What-is-Literacy_KPerry.pdf. Acesso em 28 mai. 2024.

PRADO, M. D. L. do. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996.

SARI, D. K.; MANINGTYAS, R. T. Parents’ involvement in distance learning during the Covid-19 pandemic. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, v. 487, p. 94-97, 2020. DOI:10.2991/assehr.k.201112.018.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984,

UAECA, F. Z. M.; TIMBANE, A. A. A problemática do ensino da escrita do português em Moçambique: da teoria à prática do professor. SEDA - Revista de Letras da Rural/RJ. Seropédica/RJ, v. 3, n. 9, p. 96-119, 2018. DOI:10.30681/rln.v6i12.6885.

URHAHNE, D.; WIJNIA, L. Theories of motivation in education: an integrative framework. Educational Psychology Review, p. 35- 45, 2023. https://doi.org/10.1007/s10648-023-09767-9.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

AMADE, S.; NHATUVE, D. CAUSAS DE DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO PRIMÁRIO: PERCEÇÕES DE PROFESSORES, ALUNOS E PAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 428–451, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16267. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16267. Acesso em: 26 out. 2024.