Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência

Autores

  • Marilda Moraes Garcia BRUNO marildabruno@ufgd.edu.br
    Universidade Federal da Grande Dourados-MS
  • Vânia Pereira da Silva SOUZA vania.eliaquim@hotmail.com
    Universidade Federal da Grande Dourados-MS

DOI:

10.29286/rep.v23i53/1.1626

Palavras-chave:

Crianças Indígenas. Deficiência. Inclusão Educacional. Inclusão Social.

Resumo

Este artigo analisa a representação social da deficiência na cultura Guarani e Kaiowá, em aldeias da região da Grande Dourados-MS. Trata-se de pesquisa etnográfica ancorada nos Estudos Culturais para compreender as relações, os significados, atitudes e crenças dessas comunidades indígenas acerca do fenômeno deficiência. Participaram das entrevistas abertas: idosos, lideranças indígenas, antropólogos e familiares. Os resultados indicam a busca pelo diálogo intercultural e visualizam, ainda que de forma incipiente, soluções e melhores expectativas quanto ao desenvolvimento e sobrevivência da criança indígena com deficiência.

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Biografia do Autor

Marilda Moraes Garcia BRUNO, Universidade Federal da Grande Dourados-MS

Mestre em Educação. Secretária Executiva da Revista de Educação Pùblica

Vânia Pereira da Silva SOUZA, Universidade Federal da Grande Dourados-MS

Mestre em Educação pelo PPGEDu UFGD. Professora da Escola Municipal da Missão Caiuá, Aldeia Jaguapiru, Dourados-MS. Universidade Federal da Grande Dourados, Rodovia Dourados-Itahum, km 12. Dourados-MS. Tel.:(67) 34102120. E-mail: .

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

BRUNO, M. M. G.; SOUZA, V. P. da S. Crianças indígenas Kaiowá e Guarani: um estudo sobre as representações sociais da deficiência. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 425–440, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1626. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1626. Acesso em: 6 out. 2024.