A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau-Ponty

Autores

DOI:

10.29286/rep.v23i53/1.1624

Palavras-chave:

Dimensão Pedagógica. Africanidade. Alegoria Carnavalesca. Escola de Samba. Cinema Negro.

Resumo

Dimensão pedagógica da verticalidade coletiva dos folguedos percebida na dinâmica lúdica procissional. Em que defesa e proteção são estruturantes na linguagem da escola de samba, concorrendo ao comportamento coreográfico, de resistência. O cinema negro constitui afirmação da imagem positiva da africanidade. Fenômeno que sugere sintaxe na alegoria carnavalesca de dimensão pedagógica. Demandas percebidas na perspectiva de diálogo com Merleau-Ponty, mostrando a razão do outro em Ponty é austeridade do cinema negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Luiz PRUDENTE, Universidade Federal de Mato Grosso

Antropólogo. Doutor em Cultura pela USP, Professor adjunto do DTFE - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação do IE - Instituto de Educação da UFMT. Pesquisador do GPMSE-UFMT. Curador da Mostra Internacional do Cinema Negro. Instituto de Educação da UFMT.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora HAUCITEC/Anablume, 2002.

BIBLIA SAGRADA. Edição pastoral. Tradução Ivo Storniolo, Euclides Martins Balancin e José Luiz Gonzaga do Prado. São Paulo: Editora Paulus, 1990.

FERNANDES, 1986 > cit. na p. 5

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

______. O visível e o invisível. Tradução de José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

______. O cinema e a nova Psicologia. Fragmento da Conferência Le cinema et La nouvelle psychologie, pronunciada na Escola de Altos Estudos Cinematográficos em 13 de março de 1945. Tradução de Sérvulo Siqueira. Disponível em: . Acesso em: 1 dez. 2013.

MOURA, Clovis. Sociologia do Negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Funarte, 1983.

NASCIMENTO, Abdias. Thoth: escriba dos deuses – pensamento dos povos africanos. Brasília, DF: Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 1998. (n. 5).

PRUDENTE, Celso. Barravento: o negro como possível referencial estético no cinema novo de Glauber Rocha. São Paulo: Nacional, 1995.

______. Mãos Negras: antropologia da Arte Negra. São Paulo: Panorama do Saber, 2002.

______. Cinema Negro: aspectos de uma arte para afirmação ontológica do negro brasileiro. Revista Palmares Cultura Afro- Brasileira, Brasília, DF, Fundação Cultural Palmares. n. 1, ago. 2005.

______. Os tambores negros dos meninos do Morumbi: antropologia da arte negra dos tambores sagrados. São Paulo: Editora Fiuza, 2011.

______; BARROS LIMA, Antônio Leôncio. Pequena reflexão da questão de africanidade e dilema pedagógico dos direitos humanos. In: SATO, Michele; WERNER, Inácio; ROSSI, Roberto. (Org.). Relatório de direitos humanos. Cuiabá: DTH/Centro Burnier Fé e Justiça, 2013.

______; PRUDENTE, Eunice Aparecida de Jesus. O cinema negro no currículo ibero-afro-ameríndio. In: Ensino Superior e investigação científica no espaço CPLP. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 22., Anais eletrônicos... Maputo, 2012.

______; PASSOS, Luiz Augusto; CASTILHO, Suely Dulce. Griot do morro: reflexões para o discernimento da construção da imagem positiva do negro. In: PRUDENTE, Celso Luiz (Org.). Cinema negro: algumas contribuições reflexivas para compreensão da questão do afro descendente na dinâmica sócio cultural da imagem. São Paulo: Editora Fiuza, 2011.

RIBEIRO, Ronilda. Alma Africana no Brasil - Os iorubás. São Paulo: Editora Odu, 1996.

RODAS, João Grandino; PRUDENTE, Celso Luiz. Reflexões para o discernimento do estereótipo e da imagem do negro. Revista da Faculdade de Direito, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 104, p. 499-506, 2009.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

PRUDENTE, C. L. A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau-Ponty. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 403–424, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1624. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1624. Acesso em: 27 abr. 2024.