Educação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty

Autores

  • Levi Marques PEREIRA levipereira@ibest.com.br
    Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v23i53/1.1623


Palavras-chave:

Antropologia da Educação. Merleau-Ponty. Kaiowá e Guarani. Regimes de Conhecimento.

Resumo

O presente artigo tem como propósito explorar algumas articulações entre Antropologia e Educação a partir de inspirações retiradas do ensaio de Merleau-Ponty intitulado De Mauss a Claude Lévi-Strauss. Pensar as conexões e interfaces entre Educação e Antropologia, a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, remete a noções como as de identidade, corpo e pessoa, cultura e natureza. A ideia é propor algumas implicações para pensar os regimes de saberes kaiowá e guarani, o que pode ser útil para melhor entender as consequências e os modos de apropriação dos programas institucionais de escolarização, implantados em suas comunidades.

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Biografia do Autor

  • Levi Marques PEREIRA, Universidade Federal da Grande Dourados
    Professor na Faculdade Intercultural Indígena – Universidade federal da Grande Dourados (UFGD), doutor em antropologia, participa dos Programas de pós-graduação em antropologia e história e é líder do grupo de pesquisa Gênero, geração e territorialidade em sociedades indígenas.

Referências

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

Educação e antropologia: interfaces a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 391–401, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1623. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1623. Acesso em: 3 mar. 2025.