Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas

Autores

  • Cleomar Ferreira GOMES gomescleo.cg@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v23i53/1.1622

Palavras-chave:

Descolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo.

Resumo

O texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais.

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Biografia do Autor

Cleomar Ferreira GOMES, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor-pesquisador da Faculdade de Educação Fisica, do Programa de Mestrado em Educação Fisica, e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança, Cuiabá - MT - 78060-900. Tel: (65) 3615-8431.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

GOMES, C. F. Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 369–390, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1622. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622. Acesso em: 8 nov. 2024.