A proposta de uma fenomenologia-pedagógica afro-ibérica-ameríndia latino-americana: impossibilidades ou possibilidade

Autores

  • Jovino PIZZI jovino.piz@gmail.com
    Universidade Federal de Pelotas

DOI:

10.29286/rep.v23i53/1.1620

Palavras-chave:

Mundo da Vida. Pedagogia. Antropocentrismo. Coautoria. Sujeito Pronominal.

Resumo

O desenho de uma pedagogia afro-ibérica-ameríndia latino-americana destaca duas linguagens. O ponto de partida está na análise da influência do platonismo e do neoplatonismo. Na América Latina, essa influência foi importante, com um registro antropocentrado. Com seus símbolos, ritos, monumentos e construções, essa tradição compõe o leque de aspectos que definem padrões culturais e estilos de vida, valores e modos de justificar crenças, ideologias, pontos de vista, entre outros aspectos. A alternativa destaca o valor intrínseco da vida e, por isso, a mudança se caracteriza em assegurar co-autoria ao sujeito pronominal, seja ele humano, não humano ou objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jovino PIZZI, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Filosofia, Universidade Federal de Pelotas. Doutor pela Universidade Jaume I (UJI, Espanha). Professor da Universidade Federal de Pelotas (nos PPG em Educação e em Filosofia). Coordena o grupo de pesquisa Ética pós-metafísica: do mundo da vida à educação para a justiça e participa do grupo Conhecimento, linguagem e moralidade. Endereço: Rua Alberto Rosas, 154. – Pelotas, RS. CEP: 96010-000. Tel.: 3284.5536.

Referências

BROWN, D. Enterrem meu coração na curva do rio.Porto Alegre: L&PM, 2010.

CASALDÁLIGA, D. P. Creio na justiça e na esperança. 2. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

DEMENCHONOK, E. Philosophy after Hiroshima. From Power Politics to the Ethics of Nonviolence and Co-Responsability. In: DEMENCHONOK, E. (ed.). Between Global Violence and the Ethics of Peace: philosophical perspectives. Malden and Oxford: John Wily & Sons Ltd, 2009. p. 9-49.

DOMINGUES, I. O grau zero do conhecimento. O problema da fundamentação das ciências humanas. São Paulo: Loyola, 1991.

DWORKIN, R. Domínio da vida. Aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FORNET-BETANCOURT, R. Introducción. In: ______. Dokumentation des XIV. International en Seminars des Dialog programms Nord-Süd. Aachen: Verlags gruppe Mainz, 2010. p. 39-48.

GRÜNER, E. La oscuridad y las luces. Capitalismo, cultura y revolución. Buenos Aires: Adhasa, 2010.

HABERMAS, J. Teoría da acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1988.

______. Textos y contextos. Barcelona: Ariel Filosofía, 2001.

HINCKLAMMERT, F. Cultura de la esperanza y sociedad sin exclusión. San José: DEI, 1995.

INNERARITY, D. Ética de la hospitalidad. Barcelona: Quinteto, 2008.

KANT, I. Apaz perpetua. Madrid: Tecnos, 1985.

MONTELL, J. Os Tambores de São Luís. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

PALMÉRIO, M. Chapadão do Bugre. 12 ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

PIZZI, J. A pax do oikos-cosmopolise os males de origem. In: FORNET-BETANCOURT, R. (Hrsg.). Dokumentation des XIV. Internationalen Seminars des Dialog programms Nord-Süd. Aachen,Verlags gruppe Mainz, 2010. p. 193-201.

______. Ética do discurso. A racionalidade ético-comunicativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

______. Las bases de la interculturalidad desde el Oikos-cosmos-logos. In: ROCCHIETTI, A. M.; ZAVALA, G. P.; PIZZI, J. Las bases historico-políticas de la interculturalidad. Buenos Aires: Centro de Investigaciones Precolombinas, 2011. p. 25-34.

______. Lebenswelt: ¿Una noción apropiada para dar cuenta del mundo latino-luso-americano de vida? Algunas contribuciones desde Bomfim y Freire. In: SALAS ASTRAIN, R. Sociedad y mundo de la vida. A la luz del pensamiento fenomenológico-hermenéutico actual. Santiago: Ediciones Universidad Católica Silva Henríquez, 2007. p 101-120.

______. El mundo de la vida. Husserl y Habermas. Santiago de Chile: Ediciones de la Universidad Católica Silva Henríquez, 2005.

PLATÃO. Obras completas. Madrid: Aguilar, 1972.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

SCHMITT, Jean-Claude. “Corpo e alma”. In: LE GOFF, J.; SCHMITT, J.-C. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2006. (v. 1).

SINGER, P. Libertação animal. Ed. rev. Porto Alegre; São Paulo: Lugano, 2004.

TAYLOR, Ch. Uma era secular. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2010.

WITTGENSTEIN, L. Conferencia sobre ética. 3 ed. Barcelona; Buenos Aires; México: Paidos, 1997.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

PIZZI, J. A proposta de uma fenomenologia-pedagógica afro-ibérica-ameríndia latino-americana: impossibilidades ou possibilidade. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 325–341, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1620. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1620. Acesso em: 28 abr. 2024.