A proposta de uma fenomenologia-pedagógica afro-ibérica-ameríndia latino-americana: impossibilidades ou possibilidade

Autores

  • Jovino PIZZI jovino.piz@gmail.com
    Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v23i53/1.1620


Palavras-chave:

Mundo da Vida. Pedagogia. Antropocentrismo. Coautoria. Sujeito Pronominal.

Resumo

O desenho de uma pedagogia afro-ibérica-ameríndia latino-americana destaca duas linguagens. O ponto de partida está na análise da influência do platonismo e do neoplatonismo. Na América Latina, essa influência foi importante, com um registro antropocentrado. Com seus símbolos, ritos, monumentos e construções, essa tradição compõe o leque de aspectos que definem padrões culturais e estilos de vida, valores e modos de justificar crenças, ideologias, pontos de vista, entre outros aspectos. A alternativa destaca o valor intrínseco da vida e, por isso, a mudança se caracteriza em assegurar co-autoria ao sujeito pronominal, seja ele humano, não humano ou objeto.

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Biografia do Autor

  • Jovino PIZZI, Universidade Federal de Pelotas
    Doutor em Filosofia, Universidade Federal de Pelotas. Doutor pela Universidade Jaume I (UJI, Espanha). Professor da Universidade Federal de Pelotas (nos PPG em Educação e em Filosofia). Coordena o grupo de pesquisa Ética pós-metafísica: do mundo da vida à educação para a justiça e participa do grupo Conhecimento, linguagem e moralidade. Endereço: Rua Alberto Rosas, 154. – Pelotas, RS. CEP: 96010-000. Tel.: 3284.5536.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

A proposta de uma fenomenologia-pedagógica afro-ibérica-ameríndia latino-americana: impossibilidades ou possibilidade. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 325–341, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1620. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1620. Acesso em: 3 mar. 2025.