Razão, corpo, existência e formação em Merleau-Ponty: contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico
DOI:
10.29286/rep.v23i53/1.1619Palavras-chave:
Razão. Corpo. Existência. Formação.Resumo
Neste artigo é apresentado um estudo sobre razão, corpo, existência e formação no pensamento de Merleau-Ponty e suas contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico. Merleau-Ponty nos apresenta um grande desafio: o de romper com os dualismos que dicotomizam a compreensão sobre o ser humano. Para esse filósofo, o homem é um ser de totalidade e é dessa forma que deve ser compreendido. O ponto de partida da nossa reflexão é a noção de razão como razão encarnada no mundo da vida (Lebenswelt) que rompe com a concepção de razão instrumental. A partir daí desenvolvemos nossa reflexão sobre corpo, existência, formação e suas contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico.Downloads
Referências
CHAUI, Marilena de Souza. Merleau-Ponty: vida e obra. In: Merleau-Ponty. Tradução e notas de Marilena de Souza Chaui. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Col. Os Pensadores).
COELHO Junior, Nelson; CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: filosofia do corpo e existência. São Paulo: Escuta, 1991.
HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade européia e a filosofia. Introdução e tradução de Urbano Zilles. Porto Alegre: Ed. Pucrs, 2002.
______. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. São Paulo: Madras, 2001.
JAPIASSU, Hilton Ferreira. A crise da razão no Ocidente. Revista em Educação Ambiental, São Paulo, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 27-41, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. De Mauss a Claude Lévi-Strauss. In: Merlau-Ponty. Tradução e notas de Marilena de Souza Chaui. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
______. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PEIXOTO, Adão José. Corpo e existência em Merleau-Ponty. In: TOURINHO, Carlos Diógenes; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Fenomenologia: influxos e dissidências. Rio de Janeiro: Booklink, 2011.
ZILLES, Urbano. A fenomenologia husserliana como método radical. In: HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade européia e a filosofia. Introdução e tradução de Urbano Zilles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.