Razão, corpo, existência e formação em Merleau-Ponty: contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico

Autores

DOI:

10.29286/rep.v23i53/1.1619

Palavras-chave:

Razão. Corpo. Existência. Formação.

Resumo

Neste artigo é apresentado um estudo sobre razão, corpo, existência e formação no pensamento de Merleau-Ponty e suas contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico. Merleau-Ponty nos apresenta um grande desafio: o de romper com os dualismos que dicotomizam a compreensão sobre o ser humano. Para esse filósofo, o homem é um ser de totalidade e é dessa forma que deve ser compreendido. O ponto de partida da nossa reflexão é a noção de razão como razão encarnada no mundo da vida (Lebenswelt) que rompe com a concepção de razão instrumental. A partir daí desenvolvemos nossa reflexão sobre corpo, existência, formação e suas contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico.

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Biografia do Autor

Adão PEIXOTO, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação (USP), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Fenomenologia, Ciências e Educação do CNPq, professor associado da Faculdade de Educação da UFG. Endereço: Rua 235, Setor Universitário, CEP: 74605-050. Goiânia – Goiás – Tel: (62)-32096202.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

PEIXOTO, A. Razão, corpo, existência e formação em Merleau-Ponty: contribuições para a descolonialidade do fazer pedagógico. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 311–324, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1619. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1619. Acesso em: 28 abr. 2024.