PRÁTICAS ESCOLARES NAS ESCOLAS-CLASSE DE BRASÍLIA NAS COLUNAS DA JORNALISTA YVONNE JEAN (1962)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.16179


Palavras-chave:

História da educação, Brasilia, Práticas escolares, Yvonne Jean

Resumo

O objetivo do artigo consiste em analisar as práticas escolares nas escolas-classe de Brasília conforme veiculadas nas colunas da jornalista Yvonne Jean publicadas no jornal Correio Braziliense, no decorrer do ano de 1962. Em termos metodológicos, após a leitura das colunas, foram identificados dois conjuntos de práticas escolares sobre os quais Yvonne Jean escreveu: campanhas escolares e práticas de expressões artísticas. Ao recortar a realidade e tingi-la nas páginas do jornal, a jornalista pôs em destaque as práticas que melhor correspondiam ao espírito da escola ativa, fazendo de sua coluna uma vitrine das realizações da educação em Brasília.

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Biografia do Autor

  • Juarez José Tuchinski dos ANJOS, Universidade de Brasília (UnB)

    Professor Adjunto de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Modalidade Profissional) da Universidade de Brasília. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação (2015), com estágios de pós-doutorado na área de História da Educação na UFPR (2015-2017) e na UFU (2023-2024). Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e em Filosofia (Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes equivalente a Licenciatura) pelo Claretiano Centro Universitário (2014). Líder do GRUPHE-UnB/CNPq - Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília. No campo editorial, foi membro do corpo de editores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP (2018-2023) tendo participado, também, do Conselho Editorial da Revista Participação DEX/UnB (2018-2022). É membro do Conselho Editorial das Coleções do NEPIE-UFPR. No âmbito da gestão, atuou na coordenação do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (CEDUC-FE) (2016-2019) e na subchefia do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da UnB (2019-2022). 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

PRÁTICAS ESCOLARES NAS ESCOLAS-CLASSE DE BRASÍLIA NAS COLUNAS DA JORNALISTA YVONNE JEAN (1962). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 818–836, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16179. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16179. Acesso em: 16 jul. 2025.