Descolonização e Direitos Humanos na Educação

Autores

  • Alípio CASALI a.casali@uol.com.br
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v23i53/1.1617

Palavras-chave:

Descolonização. Educação. Direitos Humanos. Universalidade.

Resumo

O presente texto é um estudo associado a um ensaio crítico sobre a trajetória e as perspectivas dos Direitos Humanos, pelo viés da Educação. Inicialmente, recolhe contribuições de sistemas míticos, religiosos, culturais e políticos para o desenvolvimento dos Direitos Humanos na História, até 1948. Em seguida, estabelece um diálogo crítico com o posicionamento de Boaventura de Sousa Santos sobre a questão da universalidade e culturalidade dos Direitos Humanos. Finalmente, propõe alguns critérios de qualidade da educação para que a mesma possa contribuir para a superação dos colonialismos e para a efetivação e ampliação dos Direitos Humanos na História.

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Biografia do Autor

Alípio CASALI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Filósofo, Doutor em Educação pela PUC-SP, Pós-doutor em Educação pela Universidade de Paris, Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação, da PUC-SP. Endereço institucional: Rua Ministro Godoi, 969, CEP 05015-000, São Paulo, SP.

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

CASALI, A. Descolonização e Direitos Humanos na Educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/1, p. 259–279, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/1.1617. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1617. Acesso em: 28 abr. 2024.