ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE DOCENTE DO FORMADOR DE FORMADORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.16138

Palavras-chave:

Identidade Docente, Formação de Formadores, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O artigo, parte compositiva de um relatório de pesquisa pós-doutoral, tem como objetivo apresentar e discutir os possíveis elementos constitutivos da identidade docente do formador de formadores que atua no campo da Educação de Jovens e Adultos nas instituições de ensino superior. Sustentados em um enfoque teórico e subsidiados pela literatura da área, argumentamos que as trajetórias acadêmicas e profissionais, bem como as implicações do formador que atua nessa área da educação pavimentam um campo que também é político, marcado pela defesa do direito à educação e à escola para todos aqueles que, por diversas circunstâncias, não tiveram acesso aos sistemas escolares ou não permaneceram neles.

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Biografia do Autor

Adenilson Souza CUNHA JÚNIOR, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutorado (2022) e Doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Playa Ancha (UPLA), Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008) e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (2021). Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (GEPEP/UESB/CNPq). Associado e parecerista do GT18 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos; Estado, Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos, Educação de Jovens e Adultos na América Latina. Estudos Comparados em Educação.

Leôncio José Gomes SOARES, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais(2015). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor/Investigador Visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2002-2003) e na Universidade de Lisboa (bolsa CAPES, 2021-2022). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (bolsa do CNPq, 2006), na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América (bolsa CAPES, 2012-2013) e na Universidade Federal da Paraíba (2021). Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização e a história da educação.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

CUNHA JÚNIOR, A. S.; SOARES, L. J. G. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE DOCENTE DO FORMADOR DE FORMADORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 553–573, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.16138. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16138. Acesso em: 15 out. 2024.