GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.16003


Palavras-chave:

Gestão co-elaborativa e co-operativa, Projeto comum, Humberto Maturana

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre os processos de gestão nas instituições. Para tanto, tomamos como principal referência epistemológica, as proposições das conversações co-elaborativas e co-operativas apresentadas pelo pensador chileno Humberto Maturana (1928-2021). O que buscamos demonstrar com esse texto é que não existe “competição sadia”, pois, (1) competição é a negação do outro; (2) competição é a negação da convivência social e (3) toda relação pautada na negação do outro, na busca do controle e dominação é uma relação que nega o social. A gestão co-elaborativa e co-operativa de pessoas, via construção de projetos comuns, pode ser um caminho inovador para edificarmos organizações educacionais que sejam fontes geradoras de amor entre as pessoas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Valdo Hermes de Lima BARCELOS, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Prof. TITULAR da UFSM. Pós-Doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira. Dr. educação (UFSC, 2001), Mestre Educação (UFSM, 1996). Pesq. Produtividade-1-CNPq. Teve a Tese publicada pela EDITORA PIAGET do Instituto PIAGET-Portugal. Orientador de Mestrado e Doutorado-PPGE-UFSM-Membro Efetivo da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências ocupando a Cadeira 102 - Patrono PAULO FREIRE - Membro da Academia Santamariense de Letras(ASL). Ocupando a Cadeira n. 26 Patrono é o Escritor Cyro Martins. Recebeu a Comenda Personalidade Literária 2017 - Pela Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências. Menção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Sta Maria-RS. Coord. Projeto de Intercâmbio UFSM-COIMBRA. Prof. Visitante Univ. COIMBRA-Portugal. Prof/Pesq. visitante no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Em 2006 participou como Prof. Conferencista convidado no Instituto PIAGET-(Portugal). Consultor do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para el Desarrollo (CYTED-OEA, CEPAL, BID-UNESCO-Educação e Intercultura);Consultor do INPA, MMA, MEC, CNPq, CAPES; Avaliador INEP-RBEP;Assessoria Form. de Prof. em EA e EJA; Consultor Ad Hoc de revistas nac. e estrangeiras; GT de E. A. da ANPEd. Escritor, gêneros: Crônica, Poesia e Conto. Líder Grupo Pesq-CNPq- KITANDA: Educação e Intercultura-UFSM-Pesq. do Núcleo MOVER: Educação Intercultural e Movimentos Sociais-UFSC. Ecologista-pacifista.Membro RAU-Brasil - Anistia Internacional.

  • Maria Aparecida Nunes AZZOLIN, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Pedagoga - Equipe Multidisciplinar - CTE/UFSM. Doutora em Educação, PPGE/UFSM (2019, Santa Maria/RS). Mestra em Educação, Unipampa (2015, Jaguarão/RS), Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade Castelo Branco (2004, Rio de Janeiro), Psicanalista (2017, ABRAPSI- São Paulo/SP). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2002, Campus Santiago/RS). Graduada em História, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014, Campus Santa Maria/RS). Vice Líder do Núcleo CONVERSAR: Biologia-cultural, Educação, Sustentabilidade e Transformação Humana CNPq-UFSM. Atuou na área de Coordenação Pedagógica do Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Santa Maria/RS). Atuou como Tutora e autora de materiais didáticos no Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais (CEITEC/SC), além de ser Tutora na UnicEAD Unique, Tutoria e Mediação Didática (Montes Claros/MG).Participou como Professora Colaboradora no Programa de Inovações Pedagógicas (Proipe /UFSM). 

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: CORTEZ, 2003a.

FREIRE, P. El grito manso. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2003b.

MATURANA, H. DÁVILA, X. El arbol del vivir. MVP Editores. Santiago-Chile, 2016.

MATURANA, H. Entrevista. Revista Observatório Itaú Cultural - N. 26 (dez. 2019 / jun. 2020) – São Paulo, Itaú Cultural.

MATURANA, H. La democracia es una obra de arte. Cooperativa Editorial Magistério. Colombia-Bogotá, 1994).

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1998.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. G. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do conhecimento humano. Campinas. Editora Editorial PSY, 1995.

MATURANA, H.; DÁVILA, X. História de nuestro vivir cotidiano. Editorial Planeta Chilena, Santiago do Chile, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 753–776, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.16003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16003. Acesso em: 30 mar. 2025.