DIÁLOGOS ENTRE A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E AS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.15889Palavras-chave:
Formação de Professores, Docência no Ensino Superior, Pesquisa (Auto)biográfica, Prática de orientação de TCCResumo
A pesquisa em tela destaca as ressignificações na relação docente e licenciandos em Pedagogia nas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), problematizando o lado de dentro da experiência pedagógica no contexto da educação superior. Ancorado teórico-metodologicamente na abordagem qualitativa, tem a pesquisa (auto)biográfica enquanto itinerância investigativa para evidenciar a epistemologia do sujeito (Josso, 2020) a partir das orientações de alunas com suas narrativas de vida escolar, experiências relacionais e processos de aprendizagem. Compreende-se que a prática pedagógica de orientação monográfica mostra potência com as narrativas, descortinando aproximações e referências singulares de uma tarefa acadêmica complexa, mobilizando estudantes na busca e definição de interesses de pesquisa.
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