DIÁLOGOS ENTRE A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E AS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.15889

Palavras-chave:

Formação de Professores, Docência no Ensino Superior, Pesquisa (Auto)biográfica, Prática de orientação de TCC

Resumo

A pesquisa em tela destaca as ressignificações na relação docente e licenciandos em Pedagogia nas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), problematizando o lado de dentro da experiência pedagógica no contexto da educação superior. Ancorado teórico-metodologicamente na abordagem qualitativa, tem a pesquisa (auto)biográfica enquanto itinerância investigativa para evidenciar a epistemologia do sujeito (Josso, 2020) a partir das orientações de alunas com suas narrativas de vida escolar, experiências relacionais e processos de aprendizagem. Compreende-se que a prática pedagógica de orientação monográfica mostra potência com as narrativas, descortinando aproximações e referências singulares de uma tarefa acadêmica complexa, mobilizando estudantes na busca e definição de interesses de pesquisa.

 

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Biografia do Autor

Sandro Tiago da Silva FIGUEIRA, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF/INFES). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa ViDA - Vivências Didáticas Autorais (CNPq). Possui Doutorado em Ensino na área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde (FIOCRUZ, 2017), Mestrado em Educação na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas (UERJ, 2012), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Atuou por doze anos na SME-Rio em turmas dos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos e na coordenação pedagógica. Seus estudos têm como área de concentração formação de professores, práticas pedagógicas e a condição biográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação inicial e continuada de professores, pesquisa (auto)biográfica e narrativas de formação.

Virginia Georg SCHINDHELM, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em psicologia, pós-graduação em sexualidade humana, mestrado e doutorado em educação. Professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Infâncias (NUPEDIS). Experiência profissional em psicologia clínica e na docência em psicologia e educação. Pesquisadora nas áreas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, infâncias, educação infantil, gênero e sexualidades, formação docente.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

FIGUEIRA, S. T. da S.; SCHINDHELM, V. G. DIÁLOGOS ENTRE A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E AS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 192–210, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.15889. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15889. Acesso em: 27 jun. 2024.