ESTÍMULO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.15812

Palavras-chave:

Criatividade, Pensamento crítico, Oficinas de Matemática, Pensamento crítico e criativo em Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um modelo teórico-prático de oficinas para estimular o pensamento crítico e criativo com vistas a subsidiar professores na promoção das aprendizagens em Matemática e no desenvolvimento integral dos estudantes. Trata-se de ensaio produzido a partir de evidências do potencial desse modelo, reportado em outros estudos, com um aprofundamento teórico que o sustenta. Aponta-se que o modelo contribui tanto para a emersão de pistas sobre como os alunos desenvolvem o seu pensamento como para potencializar as práticas pedagógicas em sala de aula para fortalecer o interesse em assuntos relacionados à Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Hércules GONTIJO, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado III na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e avaliação em matemática.

Referências

ALGHAFRI, A. S. R.; I, H. N. B. The effects of integrating creative and critical thinking on schools students' thinking. International Journal of Social Science and Humanity, Singapore, v. 4, n. 6, p. 518-525, nov. 2014.

ALMEIDA, L.; GONÇALVES, S; RAMOS DO Ó, J.; REBOLA, F.; SOARES, S.; VIEIRA, F. Inovação pedagógica no ensino superior: Cenários e caminhos de transformação. Lisboa: Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, 2022.

ARAÚJO NETO, L. C. Concepções e práticas acerca da criatividade em Matemática: movimentos na formação de um grupo de estudantes de licenciatura em Matemática. 202 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

ASSMUS, D.; FRITZLAR, T. Creation of mathematical objects as aspect of creativity in primary grades. Proceedings of the 10th International Conference on Mathematical Creativity and Giftedness. 10., 2017, Chipre: University of Cyprus. Anais […] Chipre, 2017. p. 39-44.

AUBERT, A.; FLECHA, A.; GARCÍA, C.; FLECHA, R.; RACIONERO, S. Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información. Barcelona: Hipatia, 2008.

BAILIN, S. Critical and Creative Thinking. Informal Logic, Windsor, v. 9, n. 1, p. 25-30, Winter/1987.

BAILIN, S. Epilogue: Problems in conceptualizing good thinking. American Behavioral Scientist, London, v. 37, n. 1, p. 156-164, Set. 1993.

BEZERRA, W. W. V.; GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. Fostering mathematical creativity in the classroom through feedbacks. Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 1, p. 1-17, jan./fev. 2021.

BLESSINGER, P.; SENGUPTA, E.; YAMIN, T. S. Human creativity as a renewable resource. International Journal for Talent Development and Creativity, Winnipeg, v. 6, n. 1/2, p. 17-25, ago./dez. 2018.

BONZATTO, E. A.; GAFFO, L. Para uma avaliação diálogo. In: TERRAZA, C. H. Integrações: Diálogos sobre o ensino médio. Brasília: Editora IFB, p. 179-194, 2016.

BORGES, C. F. Atividades criativas e o relacionamento dos alunos com a matemática. 2019. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BUGHIN, J.; HAZAN, E.; LUND, S.; DAHLSTRÖM, P.; WIESINGER, A.; SUBRAMANIAM, A. Skill shift: Automation and the future of the workforce. McKinzey Global Institute: New York, 2018.

CACHIA, R.; FERRARI, A. Creativity in schools: a survey of teachers in Europe. European Commission/Joint Research Centre, Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2010.

CARVALHO, T. C. M. Pensamiento crítico y creatividad: su confluencia en el ámbito educativo. In: HERRERA, Ana Teresa Alonso; SALAZAR, Ariel Félix Campirán (org.). Pensamiento Crítico en Iberoamérica: Teoría e intervención transdisciplinar. México: Editorial Torres Asociados, 2021. p. 277-302.

CARVALHO, A. T.; GONTIJO, C. H. Shared creativity in mathematics: the emersion of collective solutions. Proceedings of the 10th International Conference on Mathematical Creativity and Giftedness, 10., 2017, Chipre: University of Cyprus. Anais […] Chipre, 2017. p. 151-156.

CHIU, F. C. Improving your creative potential without awareness: Overinclusive thinking training. Thinking Skills and Creativity, Amsterdã, v. 15, p. 1–12, mar./2015.

COSTA, I. L.; GONTIJO, C. H. Oficinas de criatividade: o desafio de inovar no ensino-aprendizagem. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1-21, out./dez. 2021.

COSTA, I. L; SILVA, Alessandra Lisboa; GONTIJO, Cleyton Hércules. Oficinas de Criatividade em Matemática: uma experiência nos anos iniciais. Zetetiké, Campinas, v. 29, p. 1-18, 2021.

CUBAN, L. How teachers taught, constancy and change in American classrooms, 1890–1990. 2 ed. Teachers College Press, New York, 2017.

DACEY, J.; CONKLIN, W. Creativity and the standards. Huntington Beach: Shell Education, 2013.

DOMINGOS, A. M. D. Compreensão de conceitos matemáticos avançados: a matemática no ensino superior. 2003. 387f. Tese (Doutorado em Ciências de Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova Lisboa, Lisboa, 2003.

DREYFUS, T. Advanced Mathematical Thinking Process. In: TALL, D. (Edit.) Advanced mathematical thinking. New York: Kluwer Academic Publishers, p. 25-41, 2002.

FLECHA, R. Compartiendo palabras: El aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.

FLEITH, D. S.; MORAES, M. F. Desenvolvimento e promoção da criatividade. In: ALMEIDA, Leandro S. (org,). Criatividade e pensamento crítico: Conceito, avaliação e desenvolvimento. Porto: CERPSI, p. 45-73, 2017.

FONSECA, M. G. Aulas baseadas em técnicas de criatividade: efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do Ensino Médio. 175 f., il. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Pensamento crítico e criativo em matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 956-978, set./dez. 2020.

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Pensamento crítico e criativo em matemática: Uma abordagem a partir de problemas fechados e problemas abertos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-18, 2021.

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Stimulating high school student creativity, motivation, and mathematics performance with classes based on creativity techniques. Acta Scientiae, Canoas, v. 24, n. 2, p. 1-36, mar./abr. 2022.

FRANCO, A.; ALMEIDA, L. S. Definição e medida do pensamento crítico. In: ALMEIDA, L. S. (Org.). Criatividade e pensamento crítico: Conceito, avaliação e desenvolvimento. Porto: CERPSI, p. 107-132, 2017.

GALLIN. P. Dialogic learning: From an educational concept to daily classroom teaching. Paradigma, Maracay, v. 43, n. 1, p. 229-244, jan. 2022.

GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

GONTIJO, C. H. Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Educação e Matemática, Lisboa, v. 135, p. 16-20, 2015.

GONTIJO, C. H. (2020a). Criatividade(s) em Matemática: Bases teóricas e aplicações pedagógicas [Canal do Grupo PI Brasília]. Publicado em 17 de agosto. Disponível em: YouTube. <https://www.youtube.com/watch?v=6sRkhq16wbM&t=202s>. Acesso em: 12 de março 2023.

GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade e motivação em matemática: a pesquisa e as implicações para a prática pedagógica In: GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. (Orgs.). Criatividade em Matemática: lições da pesquisa. Curitiba: CRV, p. 153-172, 2020b.

GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, p. 732-747, 2020.

GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G. Oficinas de pensamento crítico e criativo na formação docente em matemática: uma experiência com estudantes do Pibid. Paradigma, Maracay, v. XLIII, Edición Temática n. 1, p. 318-341, jan/2022.

GONTIJO, C. H.; FONSECA, M. G.; CARVALHO, A. T.; BEZERRA, W. W. V. Criatividade em Matemática: alguns elementos históricos na constituição do campo de pesquisa e de intervenção pedagógica. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 5, p. 1-24, ago. 2021.

GRÉGOIRE, J. Understanding creativity in mathematics for improving mathematical education. Journal of cognitive education and psychology, New York, v. 15, n. 1, p. 24-36. 2016.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SAEB 2021 – Resultados. Brasília: INEP, 2022.

KANHAI, A.; SINGH, B. Some environmental and attitudinal characteristics as predictors of mathematical creativity. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology. London, v. 48, n. 3, p. 327-337, 2017.

LEAL, M. R.; SANTOS, C. R.; GONTIJO, C. H. Oficina de Pensamento Crítico e Criativo em Matemática com Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Envolvendo Poliedros. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 51–70, 2022.

LIPMAN, M. Thinking in education. UK: Cambridge University Press, 2003.

LITHNER, J. Principles for designing mathematical tasks that enhance imitative and creative reasoning. ZDM Mathematics Education, Berlin, v, 49, p. 937–949, 2017.

LÓPEZ AYMES, G. Pensamiento crítico en el aula. Docencia e Investigación, Ciudad Real, n. 22, p. 41-60, jan./dez., 2012.

MANYIKA, J.; CHUI, Michael; MIREMADI, Mehdi; BUGHIN, Jacques; GEORGE, Katy; WILLMOTT, Paul; DEWHURST, Martin. A future that works: Automation, employment, and productivity. McKinsey Global Institute. New York, 2017.

MERCER, Neil; DAWES, L.; STAARMAN, J. K. Dialogic teaching in the primary science classroom. Language and Education, v. 23, n. 4, p. 353-369, 2009.

MORAES, M. F.; AZEVEDO, I. Escutando professores portugueses acerca da criatividade: Alguns resultados e reflexões sobre sua formação. In: WECHSLER, S. M.; NAKANO, T. C. (Orgs.). Criatividade no ensino superior: uma perspectiva internacional (p. 140-179). São Paulo: Vetor, 2011.

NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM, 2000.

NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Princípios para a Ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. Associação de Professores de Matemática: Lisboa, 2017.

NCTM. National Council of Teachers of Mathematics. Procedural fluency: Reasoning and decision-making, not rote application of procedures position. Reston: NCTM, 2023.

PAUL, R. Critical thinking: How to prepare students for a rapidly changing world. Santa Rosa: Foundation for Critical Thinking, 1993.

PETROVICI, C.; HAVÂRNEANU, G. An educational program of mathematical creativity. Acta Didactica Napocensia, Romania, v. 8, n. 1, p. 13-20. 2015.

PLUCKER, J. A., BEGHETTO, R. A.; DOW, G. T. Why Isn’t Creativity More Important to Educational Psychologists? Potentials, Pitfalls, and Future Directions in Creativity Research. Educational Psychologist, v. 39, n. 2, p. 83-96, 2004.

POSAMENTIER, A. S.; KRULINK, S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre : AMGH, 2014.

ROY, P.; SCHUBNEL, Y. La pensée critique et la pensée créative comme composantes essentielles de la pensée mathématique. Bulletin du Centre de recherche sur l’enseignement et l’apprentissage des sciences (CREAS), v. 3, p. 20-28, 2017.

RUF, U.; GALLIN, P. Dialogisches Lernen in Sprache und Mathematik. Hanover: Kalmeyer, 1998.

SCHIEVER, S. W.; MAKER, C. J. New directions in enrichment and acceleration. In: COLANGELO, N.; DAVIS, G. A. (edts.). Handbook of gifted education. 3th Edition. Boston: Pearson Education, p. 163-173, 2003.

STEIN, M. K.; GROVER, B. W.; HENNINGSEN, M. Building Student Capacity for Mathematical Thinking and Reasoning: An Analysis of Mathematical Tasks Used in Reform Classrooms. American Educational Research Journal, Washington, v. 33, n. 2, p. 455-488, Summer/1996.

STEIN, M. K.; SMITH, M. S. Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 3, n. 4, p. 268–275, jan./1998.

TALL, D. The psychological of advanced mathematical thinking. In: TALL, Davis (Edit.). Advanced mathematical thinking. New York: Kluwer Academic Publishers, p. 3-21, 2002.

THORNHILL-MILLER, B.; DUPONT, J-M. Virtual Reality and the Enhancement of Creativity and Innovation: Underrecognized Potential Among Converging Technologies? Journal for Cognitive Education and Psychology, New York, v. 15, p. 102–121, 2016.

TRIPATHI, P. N. Developing mathematical understanding through multiple representations. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 13, n. 8, p. 438-445, April/2008.

UNESCO. Declaração de Budapeste: Declaração sobre a Ciência e o uso do conhecimento Científico. Budapeste: UNESCO, 1999.

VINCENT-LANCRIN, S.; GONZÁLEZ-SANCHO, C.; BOUCKAERT, M.; DE LUCA, F.; FERNÁNDEZ-BARRERA, M.; JACOTIN, G.; URGEL, J.; VIDAL, Q. Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola / [coordenação geral Instituto Ayrton Senna; tradução Carbajal Traduções]. – São Paulo: Fundação Santillana, 2020.

WECHSLER, S. M.; SAIZ, C.; RIVAS, S. F.; VENDRAMINI, C. M. M.; ALMEIDA, L. S.; MUNDIM, M. C.; FRANCO, A. Creative and critical thinking: Independent or overlapping components? Thinking Skills and Creativity, Amsterdam, v. 27, p. 114–122, 2018.

WEF. World Economic Forum. The future jobs report. Centre for the New Economy and Society: Davos, 2018.

ZANETTI, M. D. T. Jogo dos investimentos: a matemática financeira entrando na sala de aula do Ensino Médio sob a perspectiva do pensamento crítico e criativo. 2022. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) —Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

GONTIJO, C. H. ESTÍMULO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 300–324, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.15812. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15812. Acesso em: 3 jul. 2024.