ESTÍMULO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.15812

Palavras-chave:

Criatividade, Pensamento crítico, Oficinas de Matemática, Pensamento crítico e criativo em Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um modelo teórico-prático de oficinas para estimular o pensamento crítico e criativo com vistas a subsidiar professores na promoção das aprendizagens em Matemática e no desenvolvimento integral dos estudantes. Trata-se de ensaio produzido a partir de evidências do potencial desse modelo, reportado em outros estudos, com um aprofundamento teórico que o sustenta. Aponta-se que o modelo contribui tanto para a emersão de pistas sobre como os alunos desenvolvem o seu pensamento como para potencializar as práticas pedagógicas em sala de aula para fortalecer o interesse em assuntos relacionados à Matemática.

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Biografia do Autor

Cleyton Hércules GONTIJO, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado III na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e avaliação em matemática.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

GONTIJO, C. H. ESTÍMULO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 300–324, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.15812. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15812. Acesso em: 29 nov. 2024.