Sujeitos indígenas bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolares

Autores

DOI:

10.29286/rep.v23i54.1492

Palavras-chave:

Educação, imagem do índio, Lei 11645, bakairi

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os Bakairi são vistos e como se apresentam nos eventos escolares no município de Paranatinga-MT. Os Bakairi, nas poucas possibilidades de serem vistos, nas escolas ou eventos cívicos, reforçam sua identidade índio-brasileiro por meio das características que acreditam, os Bakairi e os Karaiwa, como modo de ser do índio original. Há grande distância entre os alunos indígenas e os alunos não indígenas das escolas do município onde residem os Bakairi. Conclui-se que os Bakairi se veem/apresentam e são vistos, enquanto índios, enquanto civilizados e enquanto índio-civilizado. Palavras-chave: Imagem do Índio. Lei nº 11.645/2008. Bakairi.

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Biografia do Autor

Edinéia Tavares LOPES, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Química,Campus Prof. Alberto Carvalho - UFS

Ensino de Química/Ciências

NPGECIMA - UFS

 

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Publicado

2014-07-21

Como Citar

LOPES, E. T. Sujeitos indígenas bakairi: como se apresentam e como são vistos nos ambientes escolares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 807–829, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1492. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1492. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania