CRECHES PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: O QUE QUEREM AS FAMÍLIAS?
DOI:
10.29286/rep.v32ijan/dez.14681Palavras-chave:
educação infantil, infância, relação família-escolaResumo
O artigo discute relações entre famílias e duas creches públicas, com uma metodologia que englobou entrevistas com mães usuárias das duas creches. Os resultados mostram que as mães das camadas médias concebiam a creche como um local de preparação (instrucional e pedagógica) para a carreira escolar. E, na ótica das mães das camadas populares, as creches eram espaços de brincadeira e de um “continuar a ser criança” em locais que garantisse o seu cuidado e proteção. Constatou-se a existência de uma acentuada divisão social e cultural que modulou as percepções das mães sobre a instituição pública e a educação infantil.
Downloads
Referências
ARCE, Alessandra. Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n.113, p. 167-184, julho/2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a09n113.pdf>. Acesso em: 01 mai 2015.
ARCE, Alessandra; VALDEZ, Diane. “A primeira infância vai à escola”: O regulamento do Jardim da Infância – Goiás/1928. História da Educação, ASPHE/Fae/UFPel, Pelotas, n.16, p.129-151, set. 2004. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30372/pdf>. Acesso em: 30 jun 2016.
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. La reproduction: Éléments d’une théorie du système d’enseignement. Paris, Éditions de Minuit, 1970.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Editora Zouk, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In.: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.) Escritos de Educação, 2ª ed., Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1999. p. 71-79.
CHAMBOREDON, Jean-Claude e PRÉVOT, Jean. O “ofício da criança”: definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal. Tradução de Mariana Janari Ferreira da Revie Française de Sociologie n14, p.295-335, 1973. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (59): 32-56, novembro 1986.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Os jardins de infância e as escolas maternais de São Paulo no início da República. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (64): 57-60, fev. 1988. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1184>. Acesso em: 30 jun 2016.
LAHIRE, Bernard. Enfances De Classe: De L'Inegalite Parmi Les Enfants.
Éditeur Seuil, 2019.
LAREAU, Annette. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista. Belo Horizonte. n.46. p.13-82. dez.2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/n46/a02n46.pdf>. Acesso em: 01 dez 2016.
MORENO, Gilmara Lupion. A relação professor-escola-família na educação da criança de 4 a 6 anos: estudo de caso em duas instituições de ensino da cidade de Londrina. São Paulo: USP, 2012. 343 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.
NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, vol. XL (176), 2005, 563-578. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218710803Y0rTC2qf4Zv28UH0.pdf>. Acesso em: em 03 abr 2015.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições. Educação e Sociedade, ano XXIII, n.78, abril, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf>. Acesso em: 15 mar 2016.
PEREZ, Márcia Cristina Argenti. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.8, n.12, jan./jun. 2012, p.11-25.
PLAISANCE, Eric. As crianças pequenas sob uma boa guarda. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/527/187>. Acesso em: 30 jun 2016.
RANDALL, Laura; BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira. Desigualdades sociais e formação de expectativas familiares e de professores. Caderno CRH, Salvador. v.17, n.41, p.299-308, maio/ago. 2004. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18496/11872>. Acesso em: 15 abr 2015.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, Tempos e Espaços: um diálogo com Manuel Jacinto Sarmento: depoimento. [Jan/jun, 2006]. Rio Grande do Sul: Currículo Sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.15-24. Entrevista concedida a Ana Cristina Coll Delgado e Fernanda Muller. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/sarmento.pdf>. Acesso em: 08 abr 2015.
THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, v.11, n.32, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a02v11n32.pdf>. Acesso em: 05 abr 2015.
VAN ZANTEN, Agnès. A escolha dos outros: julgamentos, estratégias e segregações escolares. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.26, n.03. p.409-434. dez 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a21.pdf>. Acesso em: 22 jun 2015.