CRECHES PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: O QUE QUEREM AS FAMÍLIAS?

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14681

Palavras-chave:

educação infantil, infância, relação família-escola

Resumo

O artigo discute relações entre famílias e duas creches públicas, com uma metodologia que englobou entrevistas com mães usuárias das duas creches. Os resultados mostram que as mães das camadas médias concebiam a creche como um local de preparação (instrucional e pedagógica) para a carreira escolar. E, na ótica das mães das camadas populares, as creches eram espaços de brincadeira e de um “continuar a ser criança” em locais que garantisse o seu cuidado e proteção. Constatou-se a existência de uma acentuada divisão social e cultural que modulou as percepções das mães sobre a instituição pública e a educação infantil.

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Biografia do Autor

Marlice de Oliveira e NOGUEIRA, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui Doutorado em Educação pela UFMG (2011), Mestrado em Educação pela PUC-Minas (2004) e Graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (1988). Atua desde 2004 na docência do ensino superior, com experiência em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, como também em atividades de pesquisa e de extensão universitária. Desde 2012 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas (DsPEI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE) desenvolvendo pesquisas sobre desigualdades sociais/escolares, processos de escolarização em diferentes grupos sociais e relação família-escola.

Regiane de Fátima TEODORO, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui graduação em História Licenciatura (2007) e História Bacharelado (2009) pela Universidade Federal de Ouro Preto. É pós-graduada em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei (2014). Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015 - 2017), onde pesquisa a relação família-escola e a Educação Infantil. Tem experiência na área da Educação como professora de História, anos finais do ensino fundamental e EJA. Atua como educadora infantil na Prefeitura Municipal de Ouro Preto e professora tutora do Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, graduação em Pedagogia. 

Liliane dos Santos JORGE, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CEPEMG, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Educação pela mesma instituição. Atualmente, trabalha na Universidade Federal de Ouro Preto, como professora adjunta do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.É pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE).

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

NOGUEIRA, M. de O. e; TEODORO, R. de F. .; JORGE, L. dos S. CRECHES PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: O QUE QUEREM AS FAMÍLIAS?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 372–395, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14681. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14681. Acesso em: 2 maio. 2024.