ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM – INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.14678

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, Estratégias de aprendizagem, Ensino médio, Intervenção

Resumo

Este estudo verificou os efeitos de um programa de intervenção com um material didático fundamentado na Teoria Social Cognitiva para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem. Na primeira fase, os 59 participantes de primeiros anos do ensino médio integrado ao técnico foram avaliados por meio de uma escala, utilizada como pré-teste. Na segunda fase ocorreu o programa de intervenção nos grupos experimental e controle. Na terceira fase foi aplicado o pós-teste. Os resultados não confirmaram a hipótese de que o grupo experimental apresentaria escores superiores ao grupo controle, mas houve conscientização dos alunos quanto ao uso devido das estratégias.

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Biografia do Autor

Eliane Rodrigues Marion SANTA ROSA, ETEC Professor Horácio Augusto da Silveira

Mestre em Educação pelo Centro Estadual de Educação Técnológica Paula Souza, graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Atualmente é professora da Etec Professor Horácio Augusto da Silveira  e FIAP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. 

Neide de Brito CUNHA, FATEC Bragança Paulista

Doutora em Psicologia, na área Educacional e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Realizei pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela USF. Sou docente da Fatec de Bragança Paulista, onde fui também Orientadora de Polo de Curso EAD e agente do INOVA Paula Souza. Fui docente do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e docente e coordenadora adjunta do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Tenho experiência nas áreas de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional, formação de professores, autorregulação da aprendizagem e metodologia de pesquisa. Integro projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito internacional (ADIPSIEDUC) e nacional (ANPEPP), como líder e participante. Fui membro do corpo editorial da Revista Avaliação Psicológica (2011/2014). Sou editora associada da Revista Educação: Teoria e Prática da Unesp de Rio Claro. Fui editora-chefe da Revista Argumentos Pró-Educação (2018-2020). 

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

SANTA ROSA, E. R. M. .; CUNHA, N. de B. . ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM – INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 619–640, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.14678. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14678. Acesso em: 26 out. 2024.