O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14482

Palavras-chave:

Clube de Matemática, Formação docente, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o planejamento e a avaliação dentro do Clube de Matemática podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinam matemática. O desenvolvimento da pesquisa incluiu buscas por trabalhos desenvolvidos de 2001 a 2020 que analisavam atividades realizadas em Clubes de Matemática e a leitura para organização e análise do material obtido. As análises demonstraram que no Clube a contribuição do coletivo é bastante valorizada, considerando-se múltiplos pontos de vista sobre determinada atividade, e a avaliação é parte essencial do processo do aprendizado do aluno e da própria formação docente.

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Biografia do Autor

Fabiana Fiorezi de MARCO, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-Doutora em Educação, área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Matemática Aplicada (1996) e em Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Atualmente é docente Associada na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, docente supervisora no Programa Institucionla de Bolsas de iniciação à Docência, membro do Fórum de Licenciaturas da UFU e coordenadora adjunta do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atua como membro do corpo permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista; membro da diretoria da Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU) e, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP/SP). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem e, formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação matemática; ensino e aprendizagem de Matemática; resolução de problemas; tecnologia educacional; jogos no ensino de matemática; teoria da atividade; e, teoria histórico-cultural. E-mail: fabiana.marco@ufu.br. 

Anemari Roesler Luersen Vieira LOPES, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação - área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática - pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI. Foi professora da Educação Básica na Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura emEducação Especial, Matemática e Pedagogia. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM. Foi coordenadora do Núcleo UFSM do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Foi Coordenadora Institucional PIBID/UFSM e Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Membro da Anped. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Foi vice-coordenadora do GT 07 (Formação de Professores que Ensinam Matemática) da SBEM BRASIL (gestão 2015-2018) e fez parte da Diretoria da SBEM/RS (2018-2021).Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - Anped. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Educação Básica, desenvolvendo pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática, Atividade Pedagógica e ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica.

Bruno Pádua ARAÚJO, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduado em Matemática pela Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9074220310142780. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-3106-9287. E-mail: brunop0189@gmail.com

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

MARCO, F. F. de; LOPES, A. R. L. V. .; ARAÚJO, B. P. . O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 799–820, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14482. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482. Acesso em: 3 maio. 2024.