DOS BASTIDORES ÀS INTENÇÕES DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FRAGILIDADES E CONSEQUÊNCIAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14386

Palavras-chave:

Políticas de Formação de Professores, Formação docente, Residência Pedagógica, Imersão Profissional

Resumo

O artigo problematiza Projetos de Lei do Senado Federal (PLS) sobre Residência Pedagógica que antecederam o Programa Residência Pedagógica (Portaria Capes nº 38/2018) para os cursos de Licenciatura no Brasil e objetiva explicitar potencialidades e fragilidades dessas iniciativas legais. Observa-se como potencialidades o estreitamento da unidade teoria e prática pela imersão do estudante em escolas públicas e a parceria entre escola básica e instituições formadoras de professores. Como fragilidades, a demora para aprovação dos PLS e a não integração de políticas públicas (e entre os poderes) dificultam a superação de entraves ainda existentes na formação de professores no país.

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Biografia do Autor

Valdilene Zanette NUNES, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santos (2013) e Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos (1991), Especiallização em Língua Portuguesa pela Unisantos (1995) e Gestão Educacional pela Unimonte (2002). Atualmente é professora da Universidade Católica de Santos, além de ser Coordenadora do Centro de Línguas e do curso de extensão voltado à Terceira Idade da Universidade Católica de Santos. 

Marineide de Oliveira Gomes, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Pedagoga, Mestra em Educação (FE USP- 1996); Mestra em Estado, Gobierno y Políticas Públicas (Flacso Brasill - 2020); Doutora em Educação e período de co-tutela na Universidade do Minho/Portugal (FE USP - 2003), com Pós-Doutoramento em Educação (Universidade Católica Portuguesa - Lisboa - 2014) e estágio no Centre de Recherche en Éducation de Nantes - CREN (Nantes Université). Professora aposentada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem experiência nos campos das Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Políticas para a(s) Infância(s), Direito à Educação, Territórios Educativos e Pesquisas com crianças. Atuou na docência e na gestão no âmbito da educação básica e do ensino superior (lato e stricto sensu), na avaliação de cursos de formação de professores pelo Inep/Basis/MEC, na vice-direção acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (campus Guarulhos) e fez parte de equipes centrais de Secretarias Municipais de Educação (Santo André) e do Bem-Estar-Social (São Paulo). 

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

NUNES, V. Z.; GOMES, M. de O. DOS BASTIDORES ÀS INTENÇÕES DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FRAGILIDADES E CONSEQUÊNCIAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14386. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14386. Acesso em: 7 maio. 2024.