TRAJETÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA UNEMAT E O PAPEL DOS DOCENTES PARA SEU FORTALECIMENTO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14346

Palavras-chave:

Pós-graduação; PPGEdu/UNEMAT; Desenvolvimento Institucional.

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado concluída em 2021. Teve-se o objetivo de apresentar a trajetória institucional dos 10 anos da pós-graduação em educação na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) na formação e habilitação de mestres em educação e o relevante papel dos docentes universitários para o seu fortalecimento. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental destaca-se a importância do programa para a formação dos sujeitos e o impacto social gerado pelas pesquisas desenvolvidas.

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Biografia do Autor

Elen Caroline TESSARO, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 2021. Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) na Universidade do Estado de Mato Grosso - (UNEMAT) em Cáceres-MT 2018. Atualmente é professora na Escola Municipal 15 de Outubro e Escola Municipal Cora Coralina em Nova Mutum - MT. Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência PIBID em 2014 e 2015. Participa como membro do projeto de pesquisa: Laboratório de Estudos em Pedagogia do Jogo (LEPEJ). Participa também do grupo de pesquisa sobre formação e docência (GEFORDOC). Tem como linha de pesquisa a Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, e como principais temáticas o estudo do Jogo, formação de professores e Pedagogia Universitária.

Loriége Pessoa BITENCOURT, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Imaculada Conceição (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente cursa o Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Aquidauana, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. É docente adjunta, Nível 9, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 1995, atuando na graduação na Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Cáceres e no Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGEdu/UNEMAT na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Também pertence ao quadro de docentes permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) - Núcleo UFMT. Foi representante do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UNEMAT- da área do conheciemnto Ciências Humanas e foi Coordenadora do Núcleo de Docente Estruturante (NDE) da Licenciatura em Matemática - UNEMAT/Cáceres. É representante Docente no Conselho do PPGEDU/UNEMAT e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) da UNEMAT. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação, Educação Matemática e Pedagogia Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, docência e currículo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Docência GFORDOC/UNEMAT e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Universidade - GEU/UNEMAT/UFMT. Atuou como professora na Educação Básica, predominando os anos finais do ensino fundamental e Ensino Médio. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. É diretora regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, do Mato Grosso - SBEM-MT. 
 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

TESSARO, E. C.; BITENCOURT, L. P. TRAJETÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA UNEMAT E O PAPEL DOS DOCENTES PARA SEU FORTALECIMENTO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 706–728, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14346. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14346. Acesso em: 28 abr. 2024.