O enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências

Autores

  • Gustavo Lopes FERREIRA gustavolofer@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Franco CARVALHO danielafcj@gmail.com

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1431

Palavras-chave:

Museus de Ciências. Discurso Científico. Discurso Pedagógico.

Resumo

O trabalho objetivou percorrer a constituição dos museus de ciências pelos séculos XVII ao XXI, sem a pretensão de esgotar o assunto, entendendo que essas instituições produzem discursos sobre a Ciência e a Educação. As mudanças mais evidentes nesses espaços dizem respeito ao acesso do público, à especialização temática, à forma de expor os objetos e à maneira de conceber a relação museu-público. O discurso científico veiculado por essas instituições remonta à superioridade da Ciência perante outros saberes, já o discurso pedagógico nesses espaços reflete uma concepção para além da educação escolarizada, e se associam à formação cultural dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Gustavo Lopes FERREIRA, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU) – linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática e Professor da Rede Municipalde Uberlândia. Av. Pará, 1720 Campus Umuarama, telefone: (34) 3218 – 2243.

Daniela Franco CARVALHO

Professora Doutora do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU) edo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU) – linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Av. Pará, 1720 Campus Umuarama,telefone: (34) 3218 - 2243 ramal 208.

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Publicado

2014-01-30

Como Citar

FERREIRA, G. L.; CARVALHO, D. F. O enfoque educativo no rastro da constituição dos museus de ciências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 191–211, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i52.1431. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1431. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática