A construção da identidade docente entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais em Uberaba (MG)

Autores

  • Marilsa Aparecida Alberto Assis SOUZA marilsaalberto@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Betânia de Oliveira Laterza RIBEIRO laterzaribeiro@uol.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia, Faculdades de Ciências Integradas do Pontal(FACIP/UFU).
  • Rogéria Moreira Rezende ISOBE rogeriaisobe@gmail.com
    Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política, História, Espaço, Educação e Sociedade (UFTM) e do Grupo de Pesquisas História Cultural da escola e dos saberes pedagógicos: impressos e modelos culturais (UNIFESP). Praça Manoel Terra, 330, Bairro Abadia – Uberaba. Telefone institucional: (34) 3318-5419.

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1430

Palavras-chave:

Grupo Escolar Minas Gerais. Uberaba. Gênero e Profissão Docente.

Resumo

Este artigo se utiliza das atas das reuniões pedagógicas realizadas entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais, situado em Uberaba-MG, trazendo diversas normas e prescrições impostas ao professorado, que era constituído exclusivamente por mulheres. Estas normas tinham o intuito de manter a boa ordem do estabelecimento escolar e também controlar o comportamento das professoras de acordo com o perfil idealizado para o exercício do magistério. Embora esteja focado em um grupo escolar específico, este trabalho quer somar-se a outros estudos relacionados ao gênero e profissão docente, oferecendo elementos para compreender a construção da identidade deste profissional.

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Biografia do Autor

Marilsa Aparecida Alberto Assis SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestra em educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Praça Manoel Terra, 330, Bairro Abadia – Uberaba.Telefone institucional: (34) 3318-5419. E-mail: <marilsaalberto@yahoo.com.br>.

Betânia de Oliveira Laterza RIBEIRO, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdades de Ciências Integradas do Pontal(FACIP/UFU).

Doutora em educação pela USP/SP, possui Pós-Doutorado pela USP/RP, professora adjunta IV do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdades de Ciências Integradas do Pontal(FACIP/UFU). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFU. Pesquisadorado Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação Brasileira (UFU) e do Núcleo de Estudose Pesquisas em Fundamentos da Educação (FACIP/UFU). Rua 20, nº 1.600, Bairro Tupã. – Ituiutaba.Telefone institucional: (34) 3271-5234. E-mail: <laterzaribeiro@uol.com.br>.

Rogéria Moreira Rezende ISOBE, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política, História, Espaço, Educação e Sociedade (UFTM) e do Grupo de Pesquisas História Cultural da escola e dos saberes pedagógicos: impressos e modelos culturais (UNIFESP). Praça Manoel Terra, 330, Bairro Abadia – Uberaba. Telefone institucional: (34) 3318-5419.

Doutora em educação pela PUC/SP, professora adjunta do Departamento de Educação da UniversidadeFederal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política, História,Espaço, Educação e Sociedade (UFTM) e do Grupo de Pesquisas História Cultural da escola e dos saberespedagógicos: impressos e modelos culturais (UNIFESP). Praça Manoel Terra, 330, Bairro Abadia – Uberaba.Telefone institucional: (34) 3318-5419. E-mail: <rogeriaisobe@gmail.com>.

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Publicado

2014-01-30

Como Citar

SOUZA, M. A. A. A.; RIBEIRO, B. de O. L.; ISOBE, R. M. R. A construção da identidade docente entre 1944 a 1962 no Grupo Escolar Minas Gerais em Uberaba (MG). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 171–187, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i52.1430. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1430. Acesso em: 22 jul. 2024.