O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX

Autores

  • Sonia de Castro LOPES sm.lopes@globo.com
    Faculdadede Educação da Uniersidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1429

Palavras-chave:

Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica.

Resumo

Este artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino.

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Biografia do Autor

Sonia de Castro LOPES, Faculdadede Educação da Uniersidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora de Educação Brasileira e História da Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdadede Educação da UFRJ. Pesquisadora e atual coordenadora do Programa de Estudos e DocumentaçãoEducação e Sociedade (Proedes/UFRJ). Avenida Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro. T. 25418392. E-mail:<sm.lopes@globo.com>

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Publicado

2014-01-30

Como Citar

LOPES, S. de C. O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 151–169, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i52.1429. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429. Acesso em: 8 nov. 2024.