O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX

Autores

  • Sonia de Castro LOPES sm.lopes@globo.com
    Faculdadede Educação da Uniersidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1429

Palavras-chave:

Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica.

Resumo

Este artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia de Castro LOPES, Faculdadede Educação da Uniersidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora de Educação Brasileira e História da Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdadede Educação da UFRJ. Pesquisadora e atual coordenadora do Programa de Estudos e DocumentaçãoEducação e Sociedade (Proedes/UFRJ). Avenida Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro. T. 25418392. E-mail:<sm.lopes@globo.com>

Referências

BLOCH, Marc. Pour une histoire comparée des societés européennes. In: Mèlanges historiques. Paris, França: Editions J. Fleury & École des Hautes Études en sciences sociales, 1983. p. 16-40. (v. 1).

CARVALHO, Luís Miguel. Desafios na fronteira da História Comparada da Educação. In: GATTI, D.; PINTASSILGO, J. (Org.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: EDUFF, 2007. p. 143-164.

______. Notas para um estudo da circulação e estruturação do conhecimento educacional na imprensa de educação e ensino. In: Ó, Jorge Ramos do; CARVALHO, Luís Miguel. Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-

Brasil. Lisboa, Portugal: Educa, 2009. p. 173- 194.

CARVALHO, Romulo de. História do ensino em Portugal. 4. ed. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena C. (Org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 2002.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Lisboa, Portugal: Difel, 1990.

FERNANDES, Ana Lúcia C. A construção do conhecimento pedagógico: análise comparada de revistas de educação e ensino Brasil-Portugal (1880- 1930). 350 f. Tese (Doutorado em História da Educação)- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Lisboa. Lisboa,

Portugal, 2006.

FERNANDES, Rogério. O despertar do associativismo docente em Portugal (1813-1820). Lisboa: Instituto Irene Lisboa, 1989.

GRUZINSKI, Serge. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, Rio de Janeiro, p. 175-195, mar. 2001.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO.

Lisboa. Livro 378. Processos disciplinares, caixa 7.

LEMOS, Daniel. O governo de si: associativismo e profissionalização docente

na Corte Imperial. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: novembro, 2008 (CD ROM).

NÓVOA, António. O regresso dos professores. Palestra proferida na Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida promovida pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Lisboa, Portugal, set. 2007. Disponível em: <http://escoladosargacal.files.wordpress.com/2009/05/

regressodosprofessoresantonionovoa.pdf>. Acesso em: 23 set. 2012.

______. Evidentemente. Histórias da Educação. Porto, Portugal: Edições Asa, 2005a.

______. Vers um comparatisme critique: regards sur l’éducation. Lisboa,

Portugal: Educa, 2005b. (em colaboração com Tali Yariv-Mashal).

______. Dicionário de Educadores Portugueses. Porto, Portugal: Edições Asa, 2003.

______. A Imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do

repertório português. In: CATANI, D.; BASTOS, M. H. (Org.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 2002. p. 11-32.

______. Histoire et Comparaison. Essais sur l’Éducation. Lisboa, Portugal: Educa, 1998.

______. Modelos de análise em Educação Comparada: o campo e a carta. Les Sciences de l’éducation - Pour l’Ére nouvelle. Tradução de Ana Isabel

Madeira. n. 2, p. 9-61, Caen, Basse-Normandie, France, 1995.

______. (Org.). Os professores e as reformas de ensino na viragem do século (1886-1906). Porto, Portugal: Edições Asa, 1993.

______. (Dir.). A imprensa de educação ensino - Repertório Analítico (séculos XIX-XX). Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1993.

______. Do mestre-escola ao professor do ensino primário: subsídios para a história da profissão docente em Portugal (século XVI-XX). Lisboa, Portugal: Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior de Educação Física, 1986.

ENSINO (O). Revista de Instrucção Primaria. Lisboa, Portugal: Typographia de Eduardo Roza, ano I, n. 1, jan. 1885; ano I, n. 3, mar. 1885; ano II, n. 6, mar. 1886; ano II, n. 10, maio 1886; ano II, n. 11, jun. 1886, ano II, n. 24, dez.1886. (Biblioteca Nacional de Portugal. Ref.: J 1342 B).

ENSINO PRIMÁRIO (O). Revista consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários. Rio de Janeiro: Typographia Camões, ano I, n. 1, maio de 1884; ano II, n. 4, ago.1885. (Biblioteca Nacional do Brasil. Ref.: PRSOR 03758(1).

WERNER, M.; ZIMMERMANN, B. De La comparaison à l´histoire

croisée. Paris, France: Seuil, 2004.

Downloads

Publicado

2014-01-30

Como Citar

LOPES, S. de C. O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 151–169, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i52.1429. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429. Acesso em: 2 maio. 2024.