Fronteiras da identidade docente: marcas de sua redefinição em Mato Grosso (1963-1971)

Autores

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1428

Palavras-chave:

História da Profissão Docente. Identidade Docente. Ensino Primário. Mato Grosso.

Resumo

Este artigo discute as transformações na identidade das professoras primárias ocorridas em Mato Grosso, entre 1963 e 1971. A consulta a documentos oficiais, anais de congressos, legislação, jornais, depoimentos de professoras e à bibliografia produzida por autores mato-grossenses do período em estudo delineou as novas fronteiras da identidade docente, interpretadas como integrantes do processo de configuração de um campo profissional. A partir de então, em Mato Grosso, o exercício do magistério no ensino primário passou a ser orientado por saberes específicos e práticas legitimadas, que tomavam a formação qualificada para a docência como parâmetro para revisão de direitos e salários.

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Biografia do Autor

Márcia dos Santos FERREIRA, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Ciências Sociais pela UNICAMP, doutora em Educação pela USP e professora daUFMT, campus Cuiabá. Trabalha em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Integrao Grupo de Pesquisas História da Educação e Memória/GEM. Endereço: Av. Fernando Corrêa daCosta, 2367, Instituto de Educação, sala 69, Boa Esperança, Cuiabá/MT. Tel.: (65) 3615-8431.E-mail: <msf@ufmt.br>.

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Publicado

2014-01-30

Como Citar

FERREIRA, M. dos S. Fronteiras da identidade docente: marcas de sua redefinição em Mato Grosso (1963-1971). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 133–149, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i52.1428. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1428. Acesso em: 27 abr. 2024.