A IMPORTÂNCIA DO PROAFRI PARA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM MOÇAMBIQUE E A NECESSIDADE VALORIZAÇÃO SALARIAL

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14277

Palavras-chave:

ProAfri, Qualificação docente, Ensino superior, Moçambique

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ProAfri (Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos) para a valorização profissional. Iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), visando melhorar a qualidade do ensino superior. A metodologia para este estudo foi a partir de entrevistas de forma online, com perguntas abertas e fechadas. Os docentes qualificados, com a titulação de mestre, ao regressarem ainda não contam com incorporação salarial em seus rendimentos, havendo necessidade de revisão na legislação vigente.

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Biografia do Autor

Valmir Flores PINTO, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro (2014), com revalidação em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE). Pós-Doutorado em Educação, em andamento, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/GUARULHOS). Atualmente é membro do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) e do colegiado de pedagogia da Universidade Federal do Amazônas . Campus Humaitá; Membro da Comissão d Bolsas do PPGECH; Campus Humaitá; Tem projeto de pesquisa e extensão, atuação como docente na pós-graduação e graduação. Docente permanente da Universidade Federal do Amazônas . Campus Humaitá. Foi Coordenador do Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades de 2027 a 2020. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cidadania, filosofia, ética e amazonia. 

José Roberto GOMES, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2016); Especialização em Psicopedagogia (2013); Graduação em Filosofia (2011); Formação em fundamentos na psicanálise (2021). Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas - Campus Humaitá; Foi professor da Universidade Estadual da Paraíba (2015-2017). Atua na área de Filosofia e Legislação do Ensino Básico. Pesquisa a Filosofia Contemporânea, em torno do pensamento de Merleau-Ponty. Tem pesquisado a Filosofia Ameríndia, voltada para o Brasil. Coordena o Grupo ARANDU de Estudos e Pesquisa em Filosofia (UFAM). Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Filosofia da Percepção (UFPB). Leciona as disciplinas de Filosofia, Filosofia Ameríndia e Legislação do Ensino Básico.

Samuel Antonio de SOUSA, Universidade Católica de Moçambique (UCM)

Mestre em Ensino de Ciências e Humandiades pelo Programa de Pos - Graduação em Ensino de Ciências e Humanidade da Universidade Federal do Amazonas; Graduação em Ensino de Historia pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2013), graduação em Filosofia - Seminário Filosofico Interdiocesano de Maputo (2002). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Antropologia e Filosofia. 

Referências

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

PINTO, V. F.; GOMES, J. R. .; SOUSA, S. A. de . A IMPORTÂNCIA DO PROAFRI PARA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM MOÇAMBIQUE E A NECESSIDADE VALORIZAÇÃO SALARIAL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 418–437, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14277. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14277. Acesso em: 22 jul. 2024.