Educação ambiental na gestão ambiental pública brasileira: uma análise da SEMA ao ICMBio

Autores

  • Carlos Frederico Bernardo LOUREIRO fredericoloureiro89@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maryane SAISSE msaisse@jbrj.gov.br
    LIEAS/UFRJ

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1427

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Gestão Ambiental Pública. Histórico Institucional Federal.

Resumo

No presente artigo resgatamos o histórico da educação ambiental na gestão pública do ambiente, no período compreendido entre a criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente, em 1973, e a criação do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade, em 2007, objetivando demonstrar aspectos político-ideológicos em disputa no processo de institucionalização do campo em foco. Para isso, utilizou-se a análise de documentos oficiais federais e depoimentos de sujeitos protagonistas desse período. Ao final, concluímos que a construção da educação ambiental na gestão ambiental pública, apesar dos desmontes em suas estruturas estatais, se mostrou efetiva, contribuindo para a luta por justiça ambiental e social no Brasil.

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Biografia do Autor

Carlos Frederico Bernardo LOUREIRO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor dos programas de Pós-graduação em educação e em psicossociologia de comunidades e ecologiasocial - UFRJ. Pesquisador CNPq. Colaborador do programa de pós-graduação em educação ambiental -FURG. Coordenador do Laboratório de Investigações em educação, Ambiente e Sociedade - LIEAS/UFRJ.Avenida Pasteur, 250 F – Praia Vermelha – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20290-240. Tel: (21) 22953246.

Maryane SAISSE, LIEAS/UFRJ

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - UFRJ; funcionária do Jardim Botânico/RJ;integrante do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS/UFRJ. Rua JardimBotânico 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, telefone (21) 22747332. E-mail: <>.

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Publicado

2014-01-30

Como Citar

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Edição

Seção

Educação, Tempo e Território