A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14232

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Educação Escolar Indígena, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O presente artigo visa expor os condicionantes que auxiliam ou inibem a categoria interseccional estar presente no contexto educacional indígena. Para isso, a metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram utilizados autores que tratam sobre a temática indígena e sobre o conceito de interseccionalidade e, também, se faz uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Arandu Renda, localizada no município de Itaipulândia, no estado do Paraná. A hipótese é de que alguns condicionantes dificultam e, ao mesmo tempo, facilitam que a escola indígena seja diferenciada, específica, intercultural, bilíngue/multilíngue.

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Biografia do Autor

Delmira de Almeida PERES, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Indígena da etnia Ava-Guarani. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora colaboradora no curso de Pedagogia Indígena da UNICENTRO e Pedagoga na Escola Estadual Indígena Arandu Renda. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2079793871036974. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3889-8867. E-mail: delmiraperes46@gmail.com

Vanessa Domingos TOLEDO, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Bolsista do Programa Universidade Sem Fronteiras e integrante do grupo de pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (MOVECAMPO) da UNICENTRO. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Lates: http://lattes.cnpq.br/0707337058600248.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6009-6129. E-mail: vanessatoledo@unicentro.br

Rodrigo dos SANTOS, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área História e atua nos temas: História do Brasil com ênfase em imigração do segundo pós-guerra, Periódicos, Patrimônio Cultural, Educação do Campo e Indígena. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3733336905025872. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4036-6755. E-mail: digao_santos9@hotmail.com

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

PERES, . D. de A.; TOLEDO, V. D.; SANTOS, R. dos. A INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARANDU RENDA DE ITAIPULÂNDIA-PR. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 68–86, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14232. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14232. Acesso em: 26 abr. 2024.