TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparados

Autores

  • Sonia Regina LANDINI slandini@uol.com.br
    Universidade Federal do Paraná (UFPR).R.Jovino do Rosário 475, apto 605, Curitiba-PR, CEP: 82540-115.
  • Rose M. TROJAN rosetrojan@uol.com.br
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

10.29286/rep.v23i52.1423

Palavras-chave:

TALIS. Estudos Comparados. Regulação. Estado-Nação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da pesquisa TALIS 2009 (OCDE), tomando os dados relativos à Áustria, ao Brasil e à Eslováquia. Destacamos para a análise aqueles dados relativos à formação e desenvolvimento de docentes, bem como dados relativos ao tempo de trabalho, tipo de vínculo contratual, suporte material oferecido pelas escolas e número de alunos por escola e por sala de aula. Procuramos, ainda, vincular nossas análises ao contexto capitalista de organização e gestão do Estado-Nação. A partir desses dados, indicamos as principais diferenças e similitudes, buscando refletir sobre as limitações e as contribuições da pesquisa TALIS.

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Biografia do Autor

Sonia Regina LANDINI, Universidade Federal do Paraná (UFPR).R.Jovino do Rosário 475, apto 605, Curitiba-PR, CEP: 82540-115.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).R.Jovino do Rosário 475, apto 605, Curitiba-PR, CEP: 82540-115.

Rose M. TROJAN, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

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Acesso em: 12 jan. 2011.

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Publicado

2014-01-30

Como Citar

LANDINI, S. R.; TROJAN, R. M. TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparados. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 33–49, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i52.1423. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1423. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores