CULTURAS SILENCIADAS NA AMAZÔNIA: A LEI N° 11.645/2008 E A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.14213

Palavras-chave:

Livro didático, Temática Indígena, Educação Diferenciada

Resumo

Analisa-se o livro de História do 5° ano do Ensino Fundamental à luz Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade da inclusão do estudo da cultura e da História afro-brasileira e indígena nos currículos das escolas no Brasil. Investigou-se como é aplicada a Lei nº 11.645/2008 referente à questão indígena no livro didático de História “Ápis” da editora Ática, presente nas escolas da cidade e do campo no município de Altamira-PA, na Amazônia Paraense. Por meio da abordagem qualitativa mediada pela pesquisa bibliográfica e documental, as análises indicam um tratamento homogêneo, estereotipado e de silenciamento das sociedades indígenas no território brasileiro.

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Biografia do Autor

Francilene de Aguiar PARENTE, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Curso de Etnodiversidade, da Faculdade de Etnodiversidade da UFPA/Campus Universitário de Altamira, onde atua nas disciplinas na área de Antropologia, Sociologia e Metodologia. Professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e Educação Escolar Indígena (PPGEEI/UEPA-UFPA-UNIFESSPA-UFOPA). Uma das líderes do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (GEABI/UFPA).

 

Irlanda do Socorro de Oliveira MILÉO, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (2013). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira, onde atua nas áreas de Didática, Currículo, Avaliação e Estágio Supervisionado. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). 

Luciana Costa da SILVA, Secretaria Municipal de Educação de Altamira (SEMED)

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira (2018); Especialista em Educação por Inversão Pedagógica Inclusão para a emancipação em territórios socioeducativos na Transamazônica-Xingu (2020). Atua como professora da rede pública de ensino do Município de Altamira, Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e suas particularidades, e desenvolveu trabalhos principalmente nos seguintes temas: educação no campo, povos indígenas.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

PARENTE, F. de A.; MILÉO, I. do S. de O. .; SILVA, L. C. da . CULTURAS SILENCIADAS NA AMAZÔNIA: A LEI N° 11.645/2008 E A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–23, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.14213. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14213. Acesso em: 24 abr. 2024.