CULTURAS SILENCIADAS NA AMAZÔNIA: A LEI N° 11.645/2008 E A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14213


Palavras-chave:

Livro didático, Temática Indígena, Educação Diferenciada

Resumo

Analisa-se o livro de História do 5° ano do Ensino Fundamental à luz Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade da inclusão do estudo da cultura e da História afro-brasileira e indígena nos currículos das escolas no Brasil. Investigou-se como é aplicada a Lei nº 11.645/2008 referente à questão indígena no livro didático de História “Ápis” da editora Ática, presente nas escolas da cidade e do campo no município de Altamira-PA, na Amazônia Paraense. Por meio da abordagem qualitativa mediada pela pesquisa bibliográfica e documental, as análises indicam um tratamento homogêneo, estereotipado e de silenciamento das sociedades indígenas no território brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Francilene de Aguiar PARENTE, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Curso de Etnodiversidade, da Faculdade de Etnodiversidade da UFPA/Campus Universitário de Altamira, onde atua nas disciplinas na área de Antropologia, Sociologia e Metodologia. Professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e Educação Escolar Indígena (PPGEEI/UEPA-UFPA-UNIFESSPA-UFOPA). Uma das líderes do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (GEABI/UFPA).

     

  • Irlanda do Socorro de Oliveira MILÉO, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (2013). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira, onde atua nas áreas de Didática, Currículo, Avaliação e Estágio Supervisionado. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). 

  • Luciana Costa da SILVA, Secretaria Municipal de Educação de Altamira (SEMED)

    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira (2018); Especialista em Educação por Inversão Pedagógica Inclusão para a emancipação em territórios socioeducativos na Transamazônica-Xingu (2020). Atua como professora da rede pública de ensino do Município de Altamira, Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e suas particularidades, e desenvolveu trabalhos principalmente nos seguintes temas: educação no campo, povos indígenas.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

CULTURAS SILENCIADAS NA AMAZÔNIA: A LEI N° 11.645/2008 E A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–23, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.14213. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14213. Acesso em: 7 mar. 2025.