IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.14209

Palavras-chave:

Iolanda de Oliveira, Trajetória, Educação antirracista

Resumo

Este artigo busca discutir o legado de Iolanda de Oliveira, em especial, sua trajetória e as suas concepções e contribuições sobre a educação antirracista na sociedade brasileira. O método utilizado na pesquisa foi a história de vida com uso de documentos. A professora e pesquisadora negra apresenta uma luta incansável contra o racismo em diversos espaços e níveis de formação de professores; criou e participou de diversas ações que se configuram em estratégias de promoção da educação da população negra – o concurso negro, as comissões de avaliação de bolsistas da Fundação Ford e o GT Relações étnico-raciais da ANPED.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Aparecida de PINHO, Universidade Federal do Pará (UFPA)

É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e foi bolsista Internacional da Fundação Ford da coorte de 2006. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, e Mestrado em Educação por essa mesma Universidade. Durante o curso de Mestrado pesquisou sobre Professores de Educação Física e as Relações Raciais no cotidiano escolar. Foi Professora de Educação Física na Educação Básica da Rede Municipal de Cuiabá por 12 anos. É professora Associada 2 da UFPA - Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de Educação do Campus de Altamira-CUALTA. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC UFPA CAMETÁ. Fez Pós-Doutorado em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física ? PPG-EF/UFMT (2014/2015). Pesquisou sobre População negra, esporte e identidades culturais e Cultura Corporal de Movimento. Tem interesses de pesquisa sobre História, Cultura e Educação da População Negra no Brasil; Educação Física Escolar e as Relações étnico-raciais, Poéticas Afro-brasileiras nas Práticas Pedagógicas nas Comunidades Quilombolas e nos processos de formação escolar. É coordenadora do GEABI - Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, e Coordenadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia PROCAD AM ? UFPA/PPGEDUC-UFMT/PPGE-UFAM/PPGE: Políticas Educacionais, Linguagens e práticas culturais na Amazônia. 

Maria Madalena Silva da SILVA, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2005). Especialista em Tradução e Interpretação de Libras\Língua Portuguesa, mestra em Educação PPGEDUC\UFPA campus Cametá, colaboradora e formadora - Acesso Cursos, compõe a comissão de verificação de autodeclaração da Universidade Federal Rural da Amazônia, tradutora intérprete de língua de sinais da Universidade Federal do Pará, professor formadora da Universidade Federal do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba, professora do Atendimento Educacional especializado AEE, compõe o grupo de estudos GELIBRAS, uma das fundadoras do coletivo de mulheres negras SANKOFA, vereadora (PSOL) na mandata por todas as vozes. Atuação com o público das Pessoas com Deficiência, transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades, Educação para as relações étnicos raciais e educação Antirracista.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em: 03 mar. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro, Fator 1983.

GONÇALVES, Maria das Graças. Subjetividade e Negritude. In: OLIVEIRA, Iolanda (org.). Cadernos PENESB: Relações Raciais e Educação, nº6. Niterói: Cadernos PENESB/ EDUFF, 2002.

OLIVEIRA. Iolanda. Desigualdades Raciais: construções da infância e da juventude. Niterói, Editora Intertexto, 1999.

OLIVEIRA. Iolanda. Negritude e Universidade: evidenciando questões relacionadas ao ingresso e aos projetos curriculares. Niterói: Alternativa, 2015.

OLIVEIRA, Iolanda; SACRAMENTO, Mônica Pereira. Raça, Currículo e Práxis Pedagógica, Relações Raciais e Educação: O Diálogo Teoria/Prática na Formação de Profissionais do Magistério. Caderno PENESB Ed. Alternativa/EDUFF, Niterói, n. 12, 2010, p. 205-284.

OLIVEIRA, Iolanda (org). A Produção de Saberes e Práticas Pedagógicas. Niterói: EDUFF/Cadernos PENESB, 2001.

_____ (org). Relações Raciais e Educação: alguns determinantes. v. 1. Niterói: Intertexto/ Cadernos PENESB, 1999.

______. (Org). Iolanda; e SILVA Petronilha Beatriz Gonçalves e. Identidade Negra Pesquisas Sobre o Negro e a Educação no Brasil: Práxis Educativa do Movimento Negro no Estado do Rio Grande do Sul. ANPEd 2003, p. 46-74.

_____. O Negro No Sistema Educacional Brasileiro: alguns aspectos históricos e contemporâneos. Disponível em:<https://www.mprj.mp.br/documents/20184/167086/apresentacao_iolanda_oliveira.pdf. Acesso em 19 set. 2019.

PINTO, Regina Pahim. A educação do negro: uma revisão da bibliografia. Cadernos De Pesquisa, (62), 3–34, 2003. Disponível em https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1253. Acesso em: maio/2022.

SANTOS, Sonia Querino dos Santos e. População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007). 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2007.

SCHWARCZ, L. M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SEYFERHT, G. A invenção da raça e o poder discricionário dos estereótipos. Anuário antropológico do Museu Nacional. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro 1995.

SILVA, Maria Madalena. Iolanda de Oliveira, concepções e contribuições na educação antirracista. Dissertação de Mestrado, PPGEDUC-UFPA, Cametá, PA. 2021.

SOARES, A.M.F.; SOBRINHO, J.A.C.M. Autobiografia e formação docente: caminhos e perspectivas para prática reflexiva. 2011 Disponível em: <https://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/autobiografia-e-formac3a7c3a3o-docente_caminhos-e-perspectivas-para-prc3a1tica-reflexiva.pdf.>Acesso em: 10/03/2020.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

PINHO, V. A. de; SILVA, M. M. S. da . IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.14209. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14209. Acesso em: 19 abr. 2024.