A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14204

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino Superior, Educação Básica

Resumo

Apresenta análise comparativa sobre a formação dos professores da educação básica, com base nos dados do censo da educação dos últimos 20 anos. A discussão é estimulada pela Meta 15 do PNE 2014-2024, que registra a necessidade de todos os professores ter formação em curso superior de licenciatura até o final do ciclo. Verificou-se a evolução no quantitativo de professores nessa condição e se é possível atingir a meta. Conclui-se que ainda há muitos professores sem essa formação e conjectura-se que a Meta 15 não será atingida, quiçá no final do próximo PNE, se não houver um esforço entre União, estados e municípios.

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Biografia do Autor

Paulo César GEGLIO, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor Associado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrando disciplinas de Fundamentos da Educação. Faz estudos e pesquisas no segmento da formação de professores, abrangendo práticas profissionais, identidade e políticas para a formação. Faz parte do grupo de pesquisa Multidisciplinar de Pesquisa sobre Formação Docente e Prática de Ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6014136500691921. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1648-6941. E-mail: pcgeglio48@gmail.com

João Agnaldo do NASCIMENTO, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (IME/USP-1994). É professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), CCEN/DE- Campus I. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada, Análise de Regressão, Consultoria Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Multivariada, Modelo com erro nas variáveis, Análise de regressão, Ensaio biológico e Bioequivalência, Planejamento de Experimentos, Controle de Qualidade, Métodos Quantitativos, Decisão Multicritério, Teoria da Decisão, Matemática Financeira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6866270928240455. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7314-4844. E-mail: joao.agnaldo@academico.ufpb.br

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

GEGLIO, P. C.; NASCIMENTO, J. A. do. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 234–253, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14204. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204. Acesso em: 8 maio. 2024.