A POLÍTICA MUNICIPAL DE ACCOUNTABILITY: O PAPEL REGULADOR SOBRE A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14188

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Avaliações Externas, Responsabilização, Gestão da Educação

Resumo

As implicações do gerenciamento das avaliações externas e seus indicadores em duas escolas, com maior e menor Ideb, por uma gestão da educação, a partir dos resultados de pesquisa em cidade do interior da Bahia. Realizou-se: revisão bibliográfica enfatizando o gerencialismo na gestão pública; análise documental sobre o campo investigado com foco no gerencialismo no contexto municipal; e entrevistas com gestores e docentes. As conclusões apontam que, embora se identifique alguns pontos positivos, como, a organização e funcionamento da prática escolar em rede, por exemplo, as possibilidades para a qualidade almejada ao setor público por ditames gerenciais são restritas, tendendo a efeito contrário.

Downloads

Biografia do Autor

Marcos Oliveira SANTOS, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi - (IF Baiano)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor pelo Instituto Federal Baiano campus Guanambi - Ba. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3608399669010480. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9825-0478. E-mail: marcos.oliveira@ifbaiano.edu.br

Leila Pio MORORÓ, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301192311216355. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9074-5257. E-mail: leila.mororo@uesb.edu.br

Referências

ABRÚCIO, F. L.; SEGATTO, C. I. A Gestão por Resultados na Educação em Quatro Estados Brasileiros. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 1, p. 85-106, jan./mar. 2017.

ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BARRETO, E. S. S. A Avaliação na Educação Básica: entre dois modelos. In: REUNIÕES NACIONAIS DA ANPED, 23ª, 2000, Caxambu. Anais... Caxambu - MG: Anped, 2000.

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 15 abr. 2019.

CASASSUS, J. Uma nota crítica sobre a avaliação estandardizada: a perda de qualidade e a segmentação social. Sísifo/ Revista de Ciências da Educação, n. 9, p. 71-78, mai/ago 2009.

CONQUISTA, V. Projeto Estruturante n.º 20: Proposta Pedagógica Municipal da Rede de Ensino de Vitória da Conquista. Secretaria Municipal de Educação. Setor de Coordenação do Núcleo Pedagógico, 2018.

DEITOS, R. A. Liberalismo Educacional: O receituário de Milton Friedman. In: ZANARDINI, Isaura Monica Souza; ORSO, Paulino José (Org.). Estado, Educação e Sociedade Capitalista. Cascavel, PR: Edunioeste, 2008.

FREITAS, D. N. T. A avaliação da Educação Básica no Brasil: Dimensão normativa, pedagógica e educativa. In: REUNIÕES NACIONAIS DA ANPED, 28ª, 2005, Caxambu. Anais... Caxambu - MG: Anped, 2005.

MASSON, G. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. REUNIÕES REGIONAIS DA ANPED, 9ª, 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul – RS: Anped Sul, 2012.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Trad. Reginaldo Sant’Anna. 35 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

PIOLLI, E. Gerencialismo e heteronomia: o trabalho, a identidade e a saúde do diretor de escola frente às políticas e programas de qualidade da Secretaria de Educação de São Paulo. SIMPÓSIOS NACIONAIS DA ANPAE, 23º, 2013, Recife. Anais... Recife - PE: Anpae, 2013.

SANTOS, M. O. A educação de Valentina e Arthur: o cenário de uma política municipal de accountability. 1 ed. Curitiba: Appris, 2021.

SOUZA, E. C.; RAMOS, M. D. P. Indicadores Educacionais do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: apontamentos iniciais. Revista de Educação Pública Cuiabá, v. 28, n. 69, p. 677-699, set./dez. 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-22

Como Citar

SANTOS, M. O.; MORORÓ, L. P. A POLÍTICA MUNICIPAL DE ACCOUNTABILITY: O PAPEL REGULADOR SOBRE A EDUCAÇÃO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 112–135, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14188. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14188. Acesso em: 24 nov. 2024.