A POLÍTICA MUNICIPAL DE ACCOUNTABILITY: O PAPEL REGULADOR SOBRE A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14188

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Avaliações Externas, Responsabilização, Gestão da Educação

Resumo

As implicações do gerenciamento das avaliações externas e seus indicadores em duas escolas, com maior e menor Ideb, por uma gestão da educação, a partir dos resultados de pesquisa em cidade do interior da Bahia. Realizou-se: revisão bibliográfica enfatizando o gerencialismo na gestão pública; análise documental sobre o campo investigado com foco no gerencialismo no contexto municipal; e entrevistas com gestores e docentes. As conclusões apontam que, embora se identifique alguns pontos positivos, como, a organização e funcionamento da prática escolar em rede, por exemplo, as possibilidades para a qualidade almejada ao setor público por ditames gerenciais são restritas, tendendo a efeito contrário.

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Biografia do Autor

Marcos Oliveira SANTOS, Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi - (IF Baiano)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor pelo Instituto Federal Baiano campus Guanambi - Ba. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3608399669010480. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9825-0478. E-mail: marcos.oliveira@ifbaiano.edu.br

Leila Pio MORORÓ, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301192311216355. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9074-5257. E-mail: leila.mororo@uesb.edu.br

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Publicado

2023-04-22

Como Citar

SANTOS, M. O.; MORORÓ, L. P. A POLÍTICA MUNICIPAL DE ACCOUNTABILITY: O PAPEL REGULADOR SOBRE A EDUCAÇÃO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 112–135, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14188. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14188. Acesso em: 7 maio. 2024.