O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DAS PREFEITURAS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.14001


Palavras-chave:

Pandemia, Recursos Públicos, Despesas do ensino

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar a aplicação dos recursos da região Norte do estado do Rio de Janeiro na manutenção e desenvolvimento do ensino no contexto de pandemia de covid-19, ou seja, em 2020, ano em que, em sua maioria, as escolas estiveram fechadas. Foram auferidos, sistematizados e analisados à luz da Constituição Federal de 1988, e demais legislações pertinentes, os dados acerca da aplicação dos recursos no ensino. Os resultados constataram que os governos municipais pagaram despesas ilegais e inadequadas a despeito do ensino não presencial que foi pouco financiado.

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Biografia do Autor

  • Fábio Araujo de SOUZA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha: Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais. Pós-doutor pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, doutor em educação pela Universidade de São Paulo, mestre em educação e pedagogo em gestão do sistema escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e licenciado nos anos iniciais do ensino fundamental, desde 2000. Tem publicações sobre financiamento da educação, Planos de Educação e vinculação constitucional de recursos para o ensino. Atuou em instituições públicas e privadas de ensino como professor e pedagogo. Atua na área das políticas educacionais, com ênfase no financiamento da educação básica pública.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DAS PREFEITURAS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE NA PANDEMIA DE COVID-19. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 689–713, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.14001. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14001. Acesso em: 13 jun. 2025.