PRECARIEDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM REASSENTAMENTOS DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.13984

Palavras-chave:

Educação Escolar, Deslocamentos Compulsórios, Risco e Vulnerabilidade

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi investigar quais as consequências da precariedade ou inexistência da educação escolar nos sete (07) reassentamentos criados para alocar os deslocados da implantação das Hidrelétricas no Rio Madeira, em Porto Velho/RO. Foram entrevistados noventa e três (93) indivíduos desses reassentamentos através de um questionário semiaberto, com análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam não haver diferença significativa que aponte melhorias na educação escolar e, as consequências da precariedade ou inexistência da educação escolar produziu risco e vulnerabilidade que se traduzem na atual condição de não reconfiguração socioterritorial dos reassentamentos.

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Biografia do Autor

Jeferson Cardoso da SILVA, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Graduação em Educação Física - Licenciatura pelo ILES/ULBRA Porto Velho (2009); Graduação em Educação Física - Bacharel em Educação Física - ILES/ULBRA Porto Velho (2010); Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Ciências do Movimento Humano - FAEMA - Ariquemes (2010); Bolsista no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Gepef-RO do campus Iles/Ulbra-Porto Velho/RO (2008 e 2009); Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GEPED; Membro do Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável - GPERS; Mestre em Educação Escolar - MEPE/UNIR. Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - PGDRA/UNIR. 

Artur de Souza MORET, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo-USP e Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia, em níveis de Mestrado e Doutorado. Bolsista Fulbright entre 2013 e 2016. Pós-Doc em 2018 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ. Tem experiência na área de planejamento em Energia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica com biomassa locais, atuando principalmente nos seguintes temas: geração descentralizada, fontes renováveis, energias alternativas, planejamento de sistemas descentralizados de energia elétrica, eficiência energética, cadeias produtivas de biomassa energéticas. Ainda desenvolve pesquisas sobre os impactos ambientais e sociais dos grandes projetos de energia na Amazônia.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

SILVA, J. C. da; MORET, A. de S. PRECARIEDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM REASSENTAMENTOS DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 669–688, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.13984. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13984. Acesso em: 14 dez. 2024.