REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER?

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13970

Palavras-chave:

Criança, Representações Sociais, Tecnologias

Resumo

A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de criança compartilhadas por estudantes de escolas públicas do Recife-PE. Para isso, foram aplicados testes de associação livre de palavras junto a 100 crianças com idade entre seis e onze anos e realizou-se 4 grupos focais. Ao conhecer a estrutura da representação social por meio da análise prototípica, foi possível identificar a presença das tecnologias ainda que não caracterizadas como elementos centrais na estrutura, pode indicar que a representação social de criança esteja em processo de transformação mediante o contexto social de expansão tecnológica.

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Biografia do Autor

Viviane de BONA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Pedagogia (2004) e especialização em Prática Escolar Numa Visão Psicopedagógica pela Faculdades Integradas Facvest (2004). Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2010) e Doutorado em Educação (2014) pela UFPE. Atualmente é professora do Centro de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (MPEB) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI). Coordenadora do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Pedagógicos Inclusivos (LIPLEI). Tem experiência na área de Educação, com foco principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, processos de ensino-aprendizagem, processos formativos em espaços não escolares, infância contemporânea e representações sociais. 

Marcela Karolinny da Silva COSTA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Ciências biológicas - UFPE. Desenvolveu iniciação cientifica em Educação, pesquisando o estabelecimento da representação social construída por crianças em um contexto de avanço tecnológico. Mestre pelo programa de pós graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco na linha de Pesquisa na Educação em Ciências. Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduanda em Coordenação pedagógica e supervisão escolar na Faculdade Focus Integrante dos grupos de pesquisa em Ensino de Ciências - GPENCI/UFRN.

 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

BONA, V. de; COSTA, M. K. da S. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 777–798, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13970. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13970. Acesso em: 5 nov. 2024.