REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER?

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13970

Palavras-chave:

Criança, Representações Sociais, Tecnologias

Resumo

A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de criança compartilhadas por estudantes de escolas públicas do Recife-PE. Para isso, foram aplicados testes de associação livre de palavras junto a 100 crianças com idade entre seis e onze anos e realizou-se 4 grupos focais. Ao conhecer a estrutura da representação social por meio da análise prototípica, foi possível identificar a presença das tecnologias ainda que não caracterizadas como elementos centrais na estrutura, pode indicar que a representação social de criança esteja em processo de transformação mediante o contexto social de expansão tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de BONA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Pedagogia (2004) e especialização em Prática Escolar Numa Visão Psicopedagógica pela Faculdades Integradas Facvest (2004). Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2010) e Doutorado em Educação (2014) pela UFPE. Atualmente é professora do Centro de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (MPEB) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI). Coordenadora do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Pedagógicos Inclusivos (LIPLEI). Tem experiência na área de Educação, com foco principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, processos de ensino-aprendizagem, processos formativos em espaços não escolares, infância contemporânea e representações sociais. 

Marcela Karolinny da Silva COSTA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Ciências biológicas - UFPE. Desenvolveu iniciação cientifica em Educação, pesquisando o estabelecimento da representação social construída por crianças em um contexto de avanço tecnológico. Mestre pelo programa de pós graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco na linha de Pesquisa na Educação em Ciências. Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduanda em Coordenação pedagógica e supervisão escolar na Faculdade Focus Integrante dos grupos de pesquisa em Ensino de Ciências - GPENCI/UFRN.

 

Referências

ABRIC, J-C. Les représentations sociales: aspects théoriques. In : ABRIC, J.-C. (Dir.) Pratiques Sociales et Representations. Paris : Presses Universitaires de France-PUF, 1994. p. 11-36.

ABRIC, J-C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org). Estudos interdisciplinares de representação social. 2.ed. Goiânia – GO: AB, 2000. p. 27-38.

ABRIC, J-C. Abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. S. (Org). Representações Sociais e práticas educativas. Goiânia – GO: UCG, 2003. p. 37-57.

ALEXANDRE, M. Representação Social: uma genealogia do conceito. Comum. 10 (23): p. 122-38. 2004.

ALMEIDA, A. M. O; GLEICIMAR G. C.; SANTOS M. de F. S. Formas contemporâneas de pensar a criança e o adolescente. Estudos. v.31, n.4, p.637-660, 2004.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2006.

BARDIN, L. L’analyse de contenu. Paris: PUF - Presses Universitaires de France, 2001.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2009.

BONA, V., LIMA, R. C.; BARBOSA J. B.; ALBUQUERQUE, S. L. Infância na Era Digital: preferências de visualização no YouTube relatada pelas crianças. In: HABOWSKI, C.; CONTE, E. Crianças e tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 43-63.

BONA, V; MAIA, L. S. L. A infância em face do desenvolvimento tecnológico: um estudo sobre as representações sociais de criança. Educação. v. 37, n. 3, p. 523-539, 2012.

BONA, V; COSTA, M. K. S. La perspectiva de los niños sobre la infancia en la generación z. ArtyHum: Revista Digital de Artes y Humanidades. n. 1, p. 62-80, 2020.

BOURICHE, B. L’analyse de similitude. In: ABRIC, J.-C. (ed.). Méthodes d’étude des representation sociales. Ramonville Saint-Agne: Hors Collection. 2003. p. 221-252

CAMARGO, B. V.; JESUÍNO, J. C.; NÓBREGA, S. M. (Orgs). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: EdUFPB, 2005. p. 563-603.

CORSARO, W. The sociology of childhood. Califórnia: Pine Forge. 1997.

FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva. 2014.

FONSECA, C.; NÍCOLA, A.M. Crianças e amizade: As representações sociais da amizade entre pares na infância. Revista de Ciências Sociais. n.39 v.2, p.198-217, 2017.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

GOUVEA, M. C. S. Infância, sociedade e cultura. In: CARVALHO, A.; SALES, F.; GUMARÃES, M. (Orgs). Desenvolvimento e aprendizagem. Belo Horizonte: Ed. PROEX-UFMG. 2003. p. 5-36.

JAMES, A.; JAMES, A. Construindo a Infância: Teoria, Política e Prática Social. Palgrave Macmillan, 2015.

JODELET, D. Représentation sociale: phénomènes, concept et théorie. In: MOSCOVICI, S. (org.). Psychologie Sociale. Paris: QUADRIGE/PUF, 1984. p. 363-384

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.), As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p.17-44.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus. 2007.

KELLET, M. Children as Active Researchers: Creating Learning Spaces in a Changing World, 2016.

LUCAS, M. P.; RAUSCH R. B. As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de curso da pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008. Zero-a-Seis. 12 (1): p.31-44. 2010.

MAIA, L. S. L. O que há de concreto no ensino da matemática?. Zetetike. 9 (15/16): 77-98. 2001.

MOSCOVICI, S. A representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Por que estudar representações sociais em Psicologia? Estudos. v. 30, n.1, p. 11- 30, 2003.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. 5.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

NATIVIDADE, M. R.; COUTINHO, M. C. O trabalho na sociedade contemporânea: os sentidos atribuídos pelas crianças. Psicologia & Sociedade. 24 (2): 430-439. 2012.

NÍCOLA, A.M. Infância e escola: Representações de crianças em espaços educacionais. Cadernos de Pesquisa. 46(161), p. 636-651, 2016.

OLIVEIRA, D. C., MARQUES, S. C.; GOMES, A. M. T.; TEIXEIRA, M. C. T. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; CAMARGO, B. V.; JESUÍNO, J. V.; NÓBREGA, S. M. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: EdUFPB, 2005. p. 573-603.

QVORTRUP, J.; CORSARO, WA; HONING, M. S. O Manual Palgrave de Estudos da Infância. Palgrave Macmillan, 2020.

QVORTRUP, J. A sociologia da infância: uma revisão dos principais conceitos e perspectivas. Educação em Revista. 34, e186905, 2018.

PAIVA, N. M. N.; COSTA J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?. Psicologia.pt. 2015. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf Acesso em: 28 jul. 2021

PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de pesquisa. 40(141), p. 729-750, 2010.

PROUT, A.; JAMES, A. Um novo paradigma para a sociologia da infância. Proveniência, problemas e problemas. 2.ed. Londres: Falmer, 1997.

RAVASIO, M. H.; FUHR. A. P. O. Infância e tecnologia: aproximações e diálogos. ETD-Educação Temática Digital. 15 (2): 220-229. 2013.

RIBEIRO, F. S.; CRUZ, F. M. L. Representações sociais de família por crianças na cidade de Recife. Psicologia & Sociedade. 25 (3): p. 612-622. 2013.

ROLIM, A. A. M., GUERRA S. S. F.; TASSIGNY M. M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades. 23 (2): p.176-180, 2008.

RIBEIRO, I. S.; RIBEIRO, I. S.; SANTOS, T. V. G. Autoestima, autoconceito e autoimagem: influências no seu processo de desenvolvimento na infância. Health and Society. v. 3, n. 02, p. 92-111, 2023.

SÁ, C. P. Núcleo das Representações Sociais. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.

SOUZA, S. M. G. O estudo da infância como revelador e desvelador da dialética exclusão-inclusão social. In: CRUZ, S. H. V. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 174-203.

TABORDA, L. S. A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança. Revista Uningá Review. 34 (1): p.40-48, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

BONA, V. de; COSTA, M. K. da S. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 777–798, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13970. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13970. Acesso em: 3 jul. 2024.