OS CONHECIMENTOS DOS JOVENS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL (2009/2018) COM BASE NO DESEMPENHO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13869

Palavras-chave:

Desempenho, Biodiversidade, ENEM

Resumo

Este estudo analisou o desempenho de jovens do estado de São Paulo, concluintes do Ensino Médio, acerca dos conhecimentos relacionados à biodiversidade. Trata-se de um estudo longitudinal sobre os resultados de meninos e meninas que finalizaram a Educação Básica no Exame Nacional do Ensino Médio entre 2009 e 2018. Utilizamos metodologia quantitativa, a partir da análise do percentual médio de acertos, incluindo os decis superiores e inferiores, a variação percentual e a dependência administrativa. Jovens do estado de São Paulo vêm obtendo baixo desempenho nos conhecimentos relacionados à biodiversidade com uma ligeira vantagem para os meninos. Há também uma diminuição no percentual médio de acertos ao longo dos anos. Nos decis inferiores, a variação negativa é maior. Este quadro preocupante indica uma crise silenciosa nos conhecimentos dos jovens do estado de São Paulo em relação à biodiversidade. Dada a importância deste tipo de conhecimento, para proteção e conservação, é necessário a criação de políticas para impulsionar o currículo, o ensino de biodiversidade, entre outras questões.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio GARCIA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Departamento de Educação.

Pedagogo, Mestre (1997) e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Possui Pós-Doutorado (2015) com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. Foi representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education. É professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Departamento de Educação) e coordenador do Projeto de Observatório da Região do Grande ABC Paulista, onde desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação educacional. É líder do Grupo de Pesquisas em Avaliação Educacional e Desempenho (GPAED-CNPq). O grupo desenvolve pesquisas sobre assuntos relacionados à avaliação educacional (de aprendizagem, institucional, de políticas, externas e em larga-escala), ao desempenho (escolar, em modalidades de ensino e no ensino superior) e, sobretudo, ao ensino de avaliação. É pesquisador do Projeto temático financiado pela FAPESP que congrega cinco instituições (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantã) (Processo 2016/05843-4). É coordenador do projeto regular financiado pela FAPESP: Avaliação da Biodiversidade na perspectiva do desempenho escolar dos alunos e no trabalho dos professores: considerações para o Biota-Educação? (Processo 2019-14210-3). Tem como principal produção recente o artigo em publicação Amazon conservation and students interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. Artigo publicado na revista Sience Advances. Participa de associações nacionais: Associação Nacional de Política e Administração Educacional (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), e internacionais: European Science Education Research Association (ESERA) e International Organization for Science and Technology Education (IOSTE).

Paulo Henrique Nico MONTEIRO, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador Científico do Instituto Butantan, São Paulo. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012) - linha da pesquisa Ensino de Ciências e Matemática. Possui pós-doutorado em Comunicação Científica e Ensino de Ciências em Espaços não formais pela Laurentian University, Canadá (2014). Scientist in Residence no Science North (2019-2020). Professor colaborador do Science Cummunication Master Program, Laurentian University - Sudbury, ON, Canadá. Atua como pesquisador na área de Ensino de Ciências e Divulgação Científica, com especial interesse em temas relacionados à saúde.

Nelio BIZZO, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi aluno de pós-graduação da Liverpool University (1990-1) e realizou estágio na Leeds University (1992-3) com bolsa de pós-doutoramento da CAPES/MEC. Foi aprovado no concurso de Livre Docência em Metodologia de Ensino de Ciências (1994) e no concurso de Professor Titular de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (2000). Foi Visiting Professor da Università Degli Studi di Verona (2010-1) e da Università Degli Studi di Padova (2014-5). É professor titular (MS6) Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua na pós-graduação, Professor Adjunto do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, atuando na graduação e pós-grduação, e Professor Colaborador da Universidade Federal do ABC, atuando na pós-graduação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, nomeado Secretário de Educação de São Paulo (2003), eleito vice-diretor da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), em exercício da direção entre dez/2005 e abr/2006, quando implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (DOE 11/Mar/2006), que se tornou referência para o programa nacional (PIBID) implementado quase dois anos depois (DOU 13/Dez/2007). Foi selecionado como perito do Painel Internacional de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services - IPBES, 2014-2019, órgão ligado à ONU), no comitê de assessoramento de formação de recursos humanos. É coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e do Projeto Temático BIOTA/Fapesp-Educação (2018-2023), que articula cinco instituições acadêmicas (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantan). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história da ciência aplicada ao ensino de ciências, ensino de evolução, e metodologia de ensino da ciência. É Bolsista 1A do CNPq (2021-2026).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

GARCIA, P. S.; MONTEIRO, P. H. N.; BIZZO, N. . OS CONHECIMENTOS DOS JOVENS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL (2009/2018) COM BASE NO DESEMPENHO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 863–887, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13869. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13869. Acesso em: 5 nov. 2024.