OS CONHECIMENTOS DOS JOVENS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL (2009/2018) COM BASE NO DESEMPENHO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13869

Palavras-chave:

Desempenho, Biodiversidade, ENEM

Resumo

Este estudo analisou o desempenho de jovens do estado de São Paulo, concluintes do Ensino Médio, acerca dos conhecimentos relacionados à biodiversidade. Trata-se de um estudo longitudinal sobre os resultados de meninos e meninas que finalizaram a Educação Básica no Exame Nacional do Ensino Médio entre 2009 e 2018. Utilizamos metodologia quantitativa, a partir da análise do percentual médio de acertos, incluindo os decis superiores e inferiores, a variação percentual e a dependência administrativa. Jovens do estado de São Paulo vêm obtendo baixo desempenho nos conhecimentos relacionados à biodiversidade com uma ligeira vantagem para os meninos. Há também uma diminuição no percentual médio de acertos ao longo dos anos. Nos decis inferiores, a variação negativa é maior. Este quadro preocupante indica uma crise silenciosa nos conhecimentos dos jovens do estado de São Paulo em relação à biodiversidade. Dada a importância deste tipo de conhecimento, para proteção e conservação, é necessário a criação de políticas para impulsionar o currículo, o ensino de biodiversidade, entre outras questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio GARCIA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Departamento de Educação.

Pedagogo, Mestre (1997) e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Possui Pós-Doutorado (2015) com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. Foi representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education. É professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Departamento de Educação) e coordenador do Projeto de Observatório da Região do Grande ABC Paulista, onde desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação educacional. É líder do Grupo de Pesquisas em Avaliação Educacional e Desempenho (GPAED-CNPq). O grupo desenvolve pesquisas sobre assuntos relacionados à avaliação educacional (de aprendizagem, institucional, de políticas, externas e em larga-escala), ao desempenho (escolar, em modalidades de ensino e no ensino superior) e, sobretudo, ao ensino de avaliação. É pesquisador do Projeto temático financiado pela FAPESP que congrega cinco instituições (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantã) (Processo 2016/05843-4). É coordenador do projeto regular financiado pela FAPESP: Avaliação da Biodiversidade na perspectiva do desempenho escolar dos alunos e no trabalho dos professores: considerações para o Biota-Educação? (Processo 2019-14210-3). Tem como principal produção recente o artigo em publicação Amazon conservation and students interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. Artigo publicado na revista Sience Advances. Participa de associações nacionais: Associação Nacional de Política e Administração Educacional (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), e internacionais: European Science Education Research Association (ESERA) e International Organization for Science and Technology Education (IOSTE).

Paulo Henrique Nico MONTEIRO, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador Científico do Instituto Butantan, São Paulo. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012) - linha da pesquisa Ensino de Ciências e Matemática. Possui pós-doutorado em Comunicação Científica e Ensino de Ciências em Espaços não formais pela Laurentian University, Canadá (2014). Scientist in Residence no Science North (2019-2020). Professor colaborador do Science Cummunication Master Program, Laurentian University - Sudbury, ON, Canadá. Atua como pesquisador na área de Ensino de Ciências e Divulgação Científica, com especial interesse em temas relacionados à saúde.

Nelio BIZZO, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia - Genética) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi aluno de pós-graduação da Liverpool University (1990-1) e realizou estágio na Leeds University (1992-3) com bolsa de pós-doutoramento da CAPES/MEC. Foi aprovado no concurso de Livre Docência em Metodologia de Ensino de Ciências (1994) e no concurso de Professor Titular de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas (2000). Foi Visiting Professor da Università Degli Studi di Verona (2010-1) e da Università Degli Studi di Padova (2014-5). É professor titular (MS6) Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua na pós-graduação, Professor Adjunto do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, atuando na graduação e pós-grduação, e Professor Colaborador da Universidade Federal do ABC, atuando na pós-graduação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, nomeado Secretário de Educação de São Paulo (2003), eleito vice-diretor da Faculdade de Educação da USP (2002-2006), em exercício da direção entre dez/2005 e abr/2006, quando implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (DOE 11/Mar/2006), que se tornou referência para o programa nacional (PIBID) implementado quase dois anos depois (DOU 13/Dez/2007). Foi selecionado como perito do Painel Internacional de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services - IPBES, 2014-2019, órgão ligado à ONU), no comitê de assessoramento de formação de recursos humanos. É coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin), da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e do Projeto Temático BIOTA/Fapesp-Educação (2018-2023), que articula cinco instituições acadêmicas (USP, UFABC, UNIFESP, USCS e Instituto Butantan). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história da ciência aplicada ao ensino de ciências, ensino de evolução, e metodologia de ensino da ciência. É Bolsista 1A do CNPq (2021-2026).

Referências

ARAÚJO, L. K. Public Policies and Education for Biodiversity: Brazilian Challenges in a New Global Context. In: Paula Castro • Ulisses M. Azeiteiro Paula Bacelar-Nicolau • Walter Leal Filho Anabela Marisa Azul Editores. Biodiversity and Education for Sustainable Development. 2016, p. 219-235.

ALVES, F., FILHO, W. L., ARAÚJO, M. J., & AZEITEIRO, U. M. Crossing borders and linking plural knowledge: biodiversity conservation, ecosystem services and human well-being. International Journal of Innovation and Sustainable Development, n. 7, p. 111–125, 2013.

BOWLER, D. E. et al. Mapping human pressures on biodiversity across the planet uncovers anthropogenic threat complexes. People and Nature, v.2, n.2, p.380-94. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010. Disponível em: Microsoft Word - Portaria Normativa 2 Consolidada.doc (ufsm.br). Acesso em 18/09/2023.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação, RESOLUÇÃO CNE-CEN 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Matriz de Referência ENEM. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em:http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_ enem.pdf. Acesso em 02 dez 2020.

BOWLING, A. Measuring health: A review of quality of life measurement scales. Philadelphia: Open University. 1997.

CASTRO, P.; AZEITEIRO, U. M.; BACELAR-NICOLAU, W.; NICOLAU FILHO, A. M. Azul, Eds., Biodiversity and Education for Sustainable Development.Springer International Publishing, 2016.

CARVALHO, R. C.; REZENDE, F. Políticas curriculares e qualidade do ensino de ciências no discurso de nível médio curriculum policies and quality of science education in teachers’ pedagogical discourse. Ciência e Educacão, p. 555–571, 2013.

CBD/Secretariat of the Convention on Biological Diversity. Global Biodiversity Outlook 5. Montreal, Canada, 212 pages, 2020. Disponível emhttps://www.cbd.int/gbo/gbo5/publication/gbo-5-en.pdfAcesso em: set. 2020.

FRANZOLIN, F.; GARCIA, P. S; BIZZO, N. Amazon conservation and students’ interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. Sci. Adv, 6, eabb0110, 2020.

FONSECA, M. A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de o ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas Belém (PA), Brasil. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 1, p. 63-79. 2007.

GARCIA, P. S. (2020). O que os jovens sabem sobre a biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, p. 1-8, 2020.

GARCIA, P. S.; FRAZOLIN, F. Uma análise das questões de Biodiversidade no Exame Nacional de Ensino Médio do Brasil. In: IV Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencia. Online, p. 1-8, 2020.

GARCIA, P. S.; FRANZOLIN, FERNANDA; BIZZO, N. M. V. Longitudinal Study on Biodiversity in Ten Years of National High School Exam. Revista Acta Scientiae, v. 24, p. 88-116, 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA (INEP). Dados do ENEM de 2019. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/. Acesso em: 20 dez. 2019.

IPBES. Summary for policymakers of the global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. Ed. S. Díaz et al. IPBES secretariat, Bonn, Germany. 2019a, 56 p.

JENKINS, E.W, PELL, R.G. "Me and the Environmental Challenges": A survey of English secondary school students' altitudes towards the environment, lnternational Journal of Science Education, 28:7, 765-780, 2006.

JOLY, C.; QUEIROZ, H. L. Pandemia, biodiversidade, mudanças globais e bem-estar humano. Estud. Av, v.34, n.100, Sep-Dec, 2020.

JOLY, C. A.; BOLZANI, V.S. The Challenge of Including Chemodiversity, and the Potential Economic Use of New Natural Compounds and Processes. Journal of the Brazilian Chemical Society, v.20, n.3, p.391-2, 2017.

NASCIMENTO, M. M., LIMA, N. W., CAVALCANTI, C. J.H., OSTERMANN, F. (2019). Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu. Ciênc. Educ, v. 25, n. 2, p. 431-447, 2019.

OLIVEIRA, A. W; COOK, K.L. (eds). Evolution education and the rise of the creationist movement in Brazil. Lanham (MD) Lexington Books. 2019.

O’NEILL, K.; HAAS, P. M. Being There: International Negotiations as Study Sites in Global Environmental Politics. Global Environmental Politics, v.19, n.2, p.4-13, 2019.

PALMBERG, I.; BERG, I.; JERONEN, E.; KÄRKKÄINEN P. S.; NORRGÅRD-SILLANPÄÄ, P.; PERSSON, C.; VILKONIS, R.; YLI-PANULA, E. Nordic-baltic student teachers’ identification of and interest in plant and animal species: the importance of species identification and biodiversity for sustainable development. Journal of Science Teacher Education, Abingdon, v. 26, n. 6, p. 549-571, 2015.

RAJESWARA, R. B. R. et al. Biodiversity, conservation and cultivation of medicinal plants. Journal of Pharmacognosy, v.3, n.2, p.59-62, 2012.

RAMADOSS, A., POYYA MOLI, G. Biodiversity Conservation through Environmental Education for Sustainable Development - A Case Study from Puducherry, India. International Electronic Journal of Environmental Education, v. 1, n. 2, p. 97-111. 2011.

SANTO FILHO, F. E. Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem. 2020. Dissertação para o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos.

STADLER, J. P.; HUSSEIN, F. R. G. S. O perfil das questões de ciências naturais do novo ENEM: interdisciplinaridade ou contextualização? Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 2, p. 391-402, 2017.

TOLLEFSON, J. Why deforestation and extinctions make pandemics more likely. Nature, v.584, p.175-6, 2020.

UNESCO. Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Culturas. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). – Brasília: UNESCO, 2018.

VALLI, M. et al. The potential contribution of the natural products from Brazilian biodiversity to bioeconomy. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v.90; Suppl. 1, p.763-78. 2018.

VIANNA, H. M. Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas. Textos Fundação Carlos Chagas, n. 23., 2003.

VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.; WANDERCIL, M. Desempenho de Jovens em Biodiversidade Associado A Marcadores Sociais: um estudo longitudinal com base no Enem. Revista @mbienteeducação, São Paulo, 2023 (no Prelo).

ZANINI A. M., VENDRUSCOLO G.S., MILESI SV, ZANIN E.M., ZAKRZEVSKI S.B. Percepciones de estudiantes del sur de Brasil sobre la biodiversidad de la Mata Atlántica. Interciencia, n. 45, p. 15-22, 2020.

ZELEZNY, L. C. (1999). Educational Interventions That Improve Environment Behaviors: A Meta-Analysis. The Journal of Environmental Education, v. 31, n.1, p. 5-14, 1999.

VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.. Desempenho dos jovens paulistas nos conteúdos relativos à Biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio 2017 e 2018. In: III Seminário de Políticas e Gestão Educacional? Educação em Tempos de Pandemia: preocupações e incertezas, 2020, São Caetano do Sul.

VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.; WANDERCIL, M. esempenho dos jovens paulistas nos conteúdos relativos à Biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio 2017 e 2018. In: III Seminário de Políticas e Gestão Educacional? Educação em Tempos de Pandemia: preocupações e incertezas, 2020, São Caetano do Sul.

VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.; WANDERCIL, M. Desempenho de Jovens em Biodiversidade Associado a Marcadores Sociais: um estudo longitudinal com base no Enem. Revista @mbienteeducação, São Paulo, 2023 (No prelo).

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

GARCIA, P. S.; MONTEIRO, P. H. N.; BIZZO, N. . OS CONHECIMENTOS DOS JOVENS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL (2009/2018) COM BASE NO DESEMPENHO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 863–887, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13869. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13869. Acesso em: 28 abr. 2024.