OS CONHECIMENTOS DOS JOVENS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL (2009/2018) COM BASE NO DESEMPENHO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.29286/rep.v32ijan/dez.13869Palavras-chave:
Desempenho, Biodiversidade, ENEMResumo
Este estudo analisou o desempenho de jovens do estado de São Paulo, concluintes do Ensino Médio, acerca dos conhecimentos relacionados à biodiversidade. Trata-se de um estudo longitudinal sobre os resultados de meninos e meninas que finalizaram a Educação Básica no Exame Nacional do Ensino Médio entre 2009 e 2018. Utilizamos metodologia quantitativa, a partir da análise do percentual médio de acertos, incluindo os decis superiores e inferiores, a variação percentual e a dependência administrativa. Jovens do estado de São Paulo vêm obtendo baixo desempenho nos conhecimentos relacionados à biodiversidade com uma ligeira vantagem para os meninos. Há também uma diminuição no percentual médio de acertos ao longo dos anos. Nos decis inferiores, a variação negativa é maior. Este quadro preocupante indica uma crise silenciosa nos conhecimentos dos jovens do estado de São Paulo em relação à biodiversidade. Dada a importância deste tipo de conhecimento, para proteção e conservação, é necessário a criação de políticas para impulsionar o currículo, o ensino de biodiversidade, entre outras questões.
Downloads
Referências
ARAÚJO, L. K. Public Policies and Education for Biodiversity: Brazilian Challenges in a New Global Context. In: Paula Castro • Ulisses M. Azeiteiro Paula Bacelar-Nicolau • Walter Leal Filho Anabela Marisa Azul Editores. Biodiversity and Education for Sustainable Development. 2016, p. 219-235.
ALVES, F., FILHO, W. L., ARAÚJO, M. J., & AZEITEIRO, U. M. Crossing borders and linking plural knowledge: biodiversity conservation, ecosystem services and human well-being. International Journal of Innovation and Sustainable Development, n. 7, p. 111–125, 2013.
BOWLER, D. E. et al. Mapping human pressures on biodiversity across the planet uncovers anthropogenic threat complexes. People and Nature, v.2, n.2, p.380-94. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010. Disponível em: Microsoft Word - Portaria Normativa 2 Consolidada.doc (ufsm.br). Acesso em 18/09/2023.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação, RESOLUÇÃO CNE-CEN 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Matriz de Referência ENEM. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em:http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_ enem.pdf. Acesso em 02 dez 2020.
BOWLING, A. Measuring health: A review of quality of life measurement scales. Philadelphia: Open University. 1997.
CASTRO, P.; AZEITEIRO, U. M.; BACELAR-NICOLAU, W.; NICOLAU FILHO, A. M. Azul, Eds., Biodiversity and Education for Sustainable Development.Springer International Publishing, 2016.
CARVALHO, R. C.; REZENDE, F. Políticas curriculares e qualidade do ensino de ciências no discurso de nível médio curriculum policies and quality of science education in teachers’ pedagogical discourse. Ciência e Educacão, p. 555–571, 2013.
CBD/Secretariat of the Convention on Biological Diversity. Global Biodiversity Outlook 5. Montreal, Canada, 212 pages, 2020. Disponível emhttps://www.cbd.int/gbo/gbo5/publication/gbo-5-en.pdfAcesso em: set. 2020.
FRANZOLIN, F.; GARCIA, P. S; BIZZO, N. Amazon conservation and students’ interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. Sci. Adv, 6, eabb0110, 2020.
FONSECA, M. A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de o ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas Belém (PA), Brasil. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 1, p. 63-79. 2007.
GARCIA, P. S. (2020). O que os jovens sabem sobre a biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, p. 1-8, 2020.
GARCIA, P. S.; FRAZOLIN, F. Uma análise das questões de Biodiversidade no Exame Nacional de Ensino Médio do Brasil. In: IV Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencia. Online, p. 1-8, 2020.
GARCIA, P. S.; FRANZOLIN, FERNANDA; BIZZO, N. M. V. Longitudinal Study on Biodiversity in Ten Years of National High School Exam. Revista Acta Scientiae, v. 24, p. 88-116, 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA (INEP). Dados do ENEM de 2019. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/. Acesso em: 20 dez. 2019.
IPBES. Summary for policymakers of the global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. Ed. S. Díaz et al. IPBES secretariat, Bonn, Germany. 2019a, 56 p.
JENKINS, E.W, PELL, R.G. "Me and the Environmental Challenges": A survey of English secondary school students' altitudes towards the environment, lnternational Journal of Science Education, 28:7, 765-780, 2006.
JOLY, C.; QUEIROZ, H. L. Pandemia, biodiversidade, mudanças globais e bem-estar humano. Estud. Av, v.34, n.100, Sep-Dec, 2020.
JOLY, C. A.; BOLZANI, V.S. The Challenge of Including Chemodiversity, and the Potential Economic Use of New Natural Compounds and Processes. Journal of the Brazilian Chemical Society, v.20, n.3, p.391-2, 2017.
NASCIMENTO, M. M., LIMA, N. W., CAVALCANTI, C. J.H., OSTERMANN, F. (2019). Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu. Ciênc. Educ, v. 25, n. 2, p. 431-447, 2019.
OLIVEIRA, A. W; COOK, K.L. (eds). Evolution education and the rise of the creationist movement in Brazil. Lanham (MD) Lexington Books. 2019.
O’NEILL, K.; HAAS, P. M. Being There: International Negotiations as Study Sites in Global Environmental Politics. Global Environmental Politics, v.19, n.2, p.4-13, 2019.
PALMBERG, I.; BERG, I.; JERONEN, E.; KÄRKKÄINEN P. S.; NORRGÅRD-SILLANPÄÄ, P.; PERSSON, C.; VILKONIS, R.; YLI-PANULA, E. Nordic-baltic student teachers’ identification of and interest in plant and animal species: the importance of species identification and biodiversity for sustainable development. Journal of Science Teacher Education, Abingdon, v. 26, n. 6, p. 549-571, 2015.
RAJESWARA, R. B. R. et al. Biodiversity, conservation and cultivation of medicinal plants. Journal of Pharmacognosy, v.3, n.2, p.59-62, 2012.
RAMADOSS, A., POYYA MOLI, G. Biodiversity Conservation through Environmental Education for Sustainable Development - A Case Study from Puducherry, India. International Electronic Journal of Environmental Education, v. 1, n. 2, p. 97-111. 2011.
SANTO FILHO, F. E. Teoria da resposta ao item: influência do tamanho da amostra na estimação dos parâmetros dos itens utilizando os microdados do Enem. 2020. Dissertação para o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos.
STADLER, J. P.; HUSSEIN, F. R. G. S. O perfil das questões de ciências naturais do novo ENEM: interdisciplinaridade ou contextualização? Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 2, p. 391-402, 2017.
TOLLEFSON, J. Why deforestation and extinctions make pandemics more likely. Nature, v.584, p.175-6, 2020.
UNESCO. Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Culturas. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). – Brasília: UNESCO, 2018.
VALLI, M. et al. The potential contribution of the natural products from Brazilian biodiversity to bioeconomy. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v.90; Suppl. 1, p.763-78. 2018.
VIANNA, H. M. Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas. Textos Fundação Carlos Chagas, n. 23., 2003.
VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.; WANDERCIL, M. Desempenho de Jovens em Biodiversidade Associado A Marcadores Sociais: um estudo longitudinal com base no Enem. Revista @mbienteeducação, São Paulo, 2023 (no Prelo).
ZANINI A. M., VENDRUSCOLO G.S., MILESI SV, ZANIN E.M., ZAKRZEVSKI S.B. Percepciones de estudiantes del sur de Brasil sobre la biodiversidad de la Mata Atlántica. Interciencia, n. 45, p. 15-22, 2020.
ZELEZNY, L. C. (1999). Educational Interventions That Improve Environment Behaviors: A Meta-Analysis. The Journal of Environmental Education, v. 31, n.1, p. 5-14, 1999.
VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.. Desempenho dos jovens paulistas nos conteúdos relativos à Biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio 2017 e 2018. In: III Seminário de Políticas e Gestão Educacional? Educação em Tempos de Pandemia: preocupações e incertezas, 2020, São Caetano do Sul.
VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.; WANDERCIL, M. esempenho dos jovens paulistas nos conteúdos relativos à Biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio 2017 e 2018. In: III Seminário de Políticas e Gestão Educacional? Educação em Tempos de Pandemia: preocupações e incertezas, 2020, São Caetano do Sul.
VIEIRA, V.; GARCIA, P. S.; WANDERCIL, M. Desempenho de Jovens em Biodiversidade Associado a Marcadores Sociais: um estudo longitudinal com base no Enem. Revista @mbienteeducação, São Paulo, 2023 (No prelo).