UMA EXPERIÊNCIA USANDO A ENTREVISTA PROJETIVA COM AS PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13727

Palavras-chave:

Distrator, Hipótese de raciocínio, Percepção, Contribuição pedagógica, Matemática

Resumo

O objetivo do artigo é proporcionar reflexão sobre uma experiência em que se utilizou a entrevista projetiva para coletar dados acerca da percepção das professoras sobre item de Matemática e as informações pedagógicas nele contidas. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e exploratória que adotou como processo de investigação a entrevista projetiva com auxílio de tópicos guias (ilustrações e perguntas). O resultado revela que as professoras, ao analisarem o item e argumentarem sobre a hipótese de raciocínio usada pelo estudante na escolha do distrator, perceberam a informação pedagógica nas alternativas distratores do item.

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Biografia do Autor

Cátia Maria Machado da Costa PEREIRA, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora-Tecnologista no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).Pós-graduada em Administração; Planejamento Escolar; Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia com habilitação em Inspeção e Supervisão Escolar. Atuou como docente na Educação Básica, na Educação Superior nos cursos de Pedagogia e Normal Superior na UFT. Orientou trabalhos acadêmicos na área de educação. Foi servidora da Escola Técnica Federal de Palmas/TO (ETF/Palmas), desempenhou funções de dirigente, também, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Instituto Federal de Brasília (IFB). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Avaliação em larga escala e Formação de Professores. A tese "O Saeb na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades em matemática" .

Geraldo Eustáquio MOREIRA, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutor em Educação (UERJ). Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/PT). Mestre em Educação (UCB). Licenciado em Matemática, Pedagogia e Ciências. Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UnB (Mestrado e Doutorado). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

PEREIRA, C. M. M. da C. .; MOREIRA, G. E. . UMA EXPERIÊNCIA USANDO A ENTREVISTA PROJETIVA COM AS PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 844–862, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13727. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13727. Acesso em: 8 maio. 2024.