O PAPEL DA VIVÊNCIA NA PESQUISA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES: REFLEXÕES INICIAIS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13653

Palavras-chave:

Pesquisa com formação, Vivência, Formação de Professores Formadores, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo apresenta reflexões preliminares sobre o papel da vivência na pesquisa com formação, desencadeadas por pesquisas de Doutorado em Educação cujo objeto de estudo foi a formação de professores formadores de professores para/da Educação Infantil. Tem suas bases nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, funde-se com as reflexões realizadas ao longo dos processos investigativos e das discussões no grupo de pesquisa, cujos materiais e dados foram selecionados, sistematizados e analisados. Acreditamos que as vivências podem assumir papel fundamental na constituição de pesquisas engendradas com o processo formativo e que com ele se estruturem, fortaleçam e se ampliem.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Fernandes FERREIRA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI/UFAM). Pesquisadora do grupo de pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano (FAPSI/UFAM). Pesquisadora do PROCAD/Amazônia-CAPES no projeto “Os significados das trajetórias de jovens estudantes Amazônidas”. Pesquisadora da FAPEAM no projeto Itinerários e condições de desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior: desafios para a permanência. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2527241349294798. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8470-9460. E-mail: isacris29@gmail.com

Michelle de Freitas BISSOLI, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de Marília). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia (CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8731672923902328. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2570-4392 E-mail: mibissoli@ufam.edu.br

Rita Esther Ferreira de LUNA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFAM). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia (GEPEV/UFAM) e integrante do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM). Pesquisadora da FAPEAM no Projeto “Gestão das políticas públicas de avaliação educacional no Amazonas: possibilidades de integração”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3807042671218885. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9815-6027. E-mail: ritaestherluna10@gmail.com

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

FERREIRA, I. C. F. .; BISSOLI, M. de F. .; LUNA, R. E. F. de . O PAPEL DA VIVÊNCIA NA PESQUISA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES: REFLEXÕES INICIAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 87–111, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13653. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13653. Acesso em: 5 nov. 2024.