O PAPEL DA VIVÊNCIA NA PESQUISA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES: REFLEXÕES INICIAIS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13653

Palavras-chave:

Pesquisa com formação, Vivência, Formação de Professores Formadores, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo apresenta reflexões preliminares sobre o papel da vivência na pesquisa com formação, desencadeadas por pesquisas de Doutorado em Educação cujo objeto de estudo foi a formação de professores formadores de professores para/da Educação Infantil. Tem suas bases nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, funde-se com as reflexões realizadas ao longo dos processos investigativos e das discussões no grupo de pesquisa, cujos materiais e dados foram selecionados, sistematizados e analisados. Acreditamos que as vivências podem assumir papel fundamental na constituição de pesquisas engendradas com o processo formativo e que com ele se estruturem, fortaleçam e se ampliem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Fernandes FERREIRA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI/UFAM). Pesquisadora do grupo de pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano (FAPSI/UFAM). Pesquisadora do PROCAD/Amazônia-CAPES no projeto “Os significados das trajetórias de jovens estudantes Amazônidas”. Pesquisadora da FAPEAM no projeto Itinerários e condições de desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior: desafios para a permanência. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2527241349294798. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8470-9460. E-mail: isacris29@gmail.com

Michelle de Freitas BISSOLI, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de Marília). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia (CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8731672923902328. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2570-4392 E-mail: mibissoli@ufam.edu.br

Rita Esther Ferreira de LUNA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFAM). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia (GEPEV/UFAM) e integrante do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM). Pesquisadora da FAPEAM no Projeto “Gestão das políticas públicas de avaliação educacional no Amazonas: possibilidades de integração”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3807042671218885. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9815-6027. E-mail: ritaestherluna10@gmail.com

Referências

BOTH, I. I. Esvaziamento do trabalho educativo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal em Manaus. 2016. 326f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

DANDOLINE, R. M.; ARCE, A. A formação de professores de Educação Infantil: algumas questões para pensar a profissional que atuará com crianças de 0 a 3 anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas, SP: Alínea, 2009. p. 51-91.

DELARI JUNIOR, A. Questões de método em Vigotski: busca da verdade e caminhos da cognição. In: TULESKI, S. C.; CHAVES, M.; LEITE, H. A. (Org.). Materialismo Histórico-Dialético como fundamento da Teoria Histórico-Cultural: método e metodologia da pesquisa. Maringá, Pr: EDUEM, 2015. p. 43-82.

DUARTE. N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: O ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

FARIAS, L. M. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, jun. 2015.

FERREIRA, I. C. F. Formação de professores formadores e construção de sentidos: uma meta-análise sobre o processo formativo. 2020. 305f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

FERREIRA, I. C. F.; LUNA, R. E. F. de; BISSOLI, M. de F. Pesquisa com formação: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 246-257, abr./jun. 2020.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério a destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br . Acesso em: 14 de abril de 2015.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 14 de abril de 2015.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. Conferência de Abertura. In: 4º CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Londrina: Universidade estadual de Londrina, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/conpef4/trabalhos/evandroghedinconferenciaabertura.pdf. Acesso em: 20 de agosto de 2019.

HELLER, A. Sociología de la vida cotidiana. 2. ed. Barcelona: Ediciones Península, 1987.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Tradução Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2002.

LAMPERT-SHEPEL, E.; MURPHY, C. Aprendendo a refletir: domínio pelos professores e desenvolvimento de meios mediacionais e ferramentas psicológicas da prática reflexiva (Tradução Suely Amaral Mello). Journal of Cognitive Education and Psychology (Official Publication of the Internacional Association for Cognitive Education and Psychology), Nova York, v. 17, n. 3, p. 128-152, 2018, DOI: 10.1891/1945-8959.17.3.278.

LIBÂNEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun., 2015.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ciencias del Hombre: 1978a.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978b.

LEONTIEV, A. N. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia. Livro 1. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. p. 39-57.

LUCENA, A. M. S. de. Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de língua portuguesa. 2018. 250f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

LUKÁCS, G. Introdução a uma estética Marxista. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1970.

LUNA, R. E. F. de. Processos de formação e autoformação de professores(as) formadores(as) da Educação Infantil na SEMED/Manaus: vivências à luz da perspectiva histórico-cultural. 2020. 225f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico-dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. TULESKI, S. C.; CHAVES, M.; LEITE, H. A. (org.). Materialismo Histórico-Dialético como fundamento da Teoria Histórico-Cultural: método e metodologia da pesquisa. Maringá, Pr: EDUEM, 2015. p. 29-42.

MELLO, S. A. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília, SP: UNESP Marília Publicações, 2000.

NAGEL, L. H. Do método ou de como pensar o pensamento. In: TULESKI, S. C.; CHAVES, M.; LEITE, H. A. (org.). Materialismo Histórico-Dialético como fundamento da Teoria Histórico-Cultural: método e metodologia da pesquisa. Maringá, Pr: EDUEM, 2015, p. 19-28.

PINTO, Á. V. O significado ideológico da pesquisa científica e a formação do pesquisador. In: PINTO, Á. V. Ciência e Existência: Problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1969. p. 299-321. (Série Rumos da cultura Moderna, 20).

PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campina, SP: Autores Associados, 2012 (Coleção Educação Contemporânea).

RUBINSTEIN, S. L. O problema da educação. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, R. V. (Org.). Tradutores: Ademir Damazio [et al.]. Ensino desenvolvimental: livro 1. Uberlândia, Minas Gerais: Ed. UFU, 2017. p. 123-130. (Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática. Série Ensino Desenvolvimental; v. 4).

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da Práxis. Tradução María Encarnación Moya. 2. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales/ Clasco. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2011.

TOASSA, G. Emoções e vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. 2009. 348f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, p. 21-44, jul. 2000.

VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: o problema do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, 21(4), p. 681-701, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes e Elizabeth Tunes; tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana. 1ª. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas – II. Tradução José María Bravo. Madrid: A. Machado Libros, 2001.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas – III. Tradução Lydia Kuper. Madrid, A. Machado Libros, 2012a.

VYGOTSKI, L. S. La crisis de los siete años. In: VYGOTSKI, Lev Semiónovic. Obras Escogidas - IV. Tradução Lydia Kuper. Madri: Machado Libros, 2012b.

VYGOTSKI, L. S. Obras Esgogidas - I. Madrid: A. Machado Libros, 2013.

WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

FERREIRA, I. C. F. .; BISSOLI, M. de F. .; LUNA, R. E. F. de . O PAPEL DA VIVÊNCIA NA PESQUISA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES: REFLEXÕES INICIAIS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 87–111, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13653. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13653. Acesso em: 7 maio. 2024.