Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos

Autores

  • Samyra Orben HERDT samyra.orben84@gmail.com
  • Fátima Elizabeti MARCOMIN fatimaelizabeti@yahoo.com.br

DOI:

10.29286/rep.v24i57.1364

Palavras-chave:

Percepção ambiental. Educação ambiental. Agroecologia.

Resumo

pesquisa realizada junto aos agricultores agroecológicos de Santa Rosa de Lima, Sul do estado de Santa Catarina, que objetivou, dentre outros aspectos, compreender os processos educativos desencadeados pelos agricultores em suas famílias e comunidades à luz da percepção desses sujeitos. O estudo qualitativo, de cunho fenomenológico, na concepção da percepção Merleau-pontyana, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco desses agricultores. Dentre os demais resultados, ressaltou-se o importante papel desses agricultores, suas propriedades e das associações Agreco e Acolhida na Colônia como importantes sujeitos e espaços educadores sustentáveis, respectivamente.

 

Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Agroecologia.

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

HERDT, S. O.; MARCOMIN, F. E. Perscrutando o educador de cada um: uma vivência à luz da percepção de agricultores agroecológicos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 615–635, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.1364. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1364. Acesso em: 28 abr. 2024.