OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13588

Palavras-chave:

Educação, Educação em Direitos Humanos, Ocupações Estudantis, Ocupar Ruínas

Resumo

Nesse ensaio, analisamos as ocupações estudantis das escolas públicas no Brasil, entre 2015 e 2016, em relação ao seu potencial transformador do cotidiano escolar. A Educação em Direitos Humanos é evidenciada, nesse contexto, como vivência e reflexão acerca dos ideais democráticos de cidadania e de justiça social, proposta na ressurgência da práxis educativa. Consideramos que as ocupações estudantis, em sua capacidade comunicativa, colocaram em pauta e em prática a Educação em Direitos Humanos, tomando a escola e a mídia como ruína de seu próprio processo institucional.

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Biografia do Autor

Vânia Virgens Almeida NASCIMENTO, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e integrante da linha de Pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (FVC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993) com habilitação em Supervisão Escolar. Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB). Experiência vasta na Educação Básica e na Gestão como vice-diretora. Interesses em pesquisas e estudos com ênfase em Educação em Direitos Humanos.

Scarlett Giovana BORGES, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora (2023) e Mestre (2018) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), formações realizadas com bolsa Capes/PROEX/Taxa. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul (2014), com bolsa pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI), curso que recebeu Láurea Acadêmica, honraria de reconhecimento do mérito acadêmico. Investiga, principalmente, os seguintes temas: juventudes, mulheres, movimentos sociais e processos de resistência, relacionados à área de educação. Participa do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania (Unisinos). Trabalha como educadora social no Centro de Convivência Cruzeiro do Sol, sendo servidora pública na Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul.

Rodrigo Manoel Dias da SILVA, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Coordenador Executivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação onde orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa Educação, Desigualdades e Inclusão. Integra também o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania (Unisinos/CNPQ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Investiga principalmente os seguintes temas: educação, cidadania, expressões culturais, territórios e periferias urbanas.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

NASCIMENTO, V. V. A. .; BORGES, S. G.; SILVA, R. M. D. da . OCUPE AS RUÍNAS: ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS EM 2015/2016. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 888–909, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13588. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13588. Acesso em: 7 maio. 2024.