A ESCOLA E O VÍRUS: DESAFIOS DE UM OLHAR METAMORFIZADO

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13534

Palavras-chave:

Ecologia social, Pandemia, Cotidiano escolar, Educação

Resumo

Qual o sentido da escola contemporânea? Em que medida a pandemia de Covid-19 tem ressignificado o nosso olhar para a formação escolar? Este ensaio, ao debruçar-se à luz dos acontecimentos hodiernos, propõe olhar para a escola como um espaço de narrativas em profusão, assim como, para os possíveis desdobramentos e caminhos que se afloram na construção de um novo desenho institucional. Diante das mudanças no habitus de nossa vida ordinária, a pandemia que assola o mundo catalisa uma metamorfose de paradigmas sem precedentes que nos leva, de fato, cultural e socialmente, para o século 21. Longe de pregar ou propor receitas à Escola, esta pesquisa busca ladrilhar caminhos e abrir veredas que façam deste importantíssimo espaço a principal fábrica de sentidos para que homens e mulheres desenvolvam consciência crítica, com vistas à transformação da sociedade.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Barnabé CORRÊA, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP, com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Sorocaba, supervisionado pelo Prof. Dr. Marcos Reigota (PPGE/Uniso). Mestre em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba. Realizou aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior na Universidad Nacional de La Plata, Argentina (2018). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde atua na graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação), além de ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural (06/2023 - Atual). Professor convidado do Doctorado en Ciencias de la Educación e do Doctorado en Pedagogía y Didáctica, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC, Tunja). Integrante da Red internacional académica Verano TIC, como coordenador representante do Brasil. É presidente/criador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ (2014 - Atual) e editor da revista Educação Química en Punto de Vista - EQPV (2017 - Atual). Pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa: DEVIR - Núcleo de Investigação em Cotidiano, Educação e Inventividade, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Perspectiva Ecologista de Educação (UFTM - líder do grupo). Atuou como coordenador do curso de Licenciatura em Química da UFTM (07/2015 - 06/2017); coordenador do subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (10/2015 - 06/2017); diretor de Extensão Universitária (06/2017 - 05/2018); diretor de Desenvolvimento Cultural (05/2018 - 08/2018); Pró-Reitor de Extensão Universitária (08/2018 - 08/2019); coordenador dos Programas Lato Sensu (08/2019 - 06/2023); e, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Substituto (08/2019 - 06/2023). É autor/co-autor de artigos, capítulos e livros em cooperações nacionais e internacionais, além de ser revisor de diversos periódicos científicos. Participou da comissão avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático: PNLD Ciências (2017) e PNLD Química (2018); e da Comissão Técnica do PNLD Anos iniciais - Ensino Fundamental (2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Cotidiano Escolar e Educação em Ciências.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

CORRÊA, T. H. B. A ESCOLA E O VÍRUS: DESAFIOS DE UM OLHAR METAMORFIZADO. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 753–776, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13534. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13534. Acesso em: 7 maio. 2024.