A ESCOLA E O VÍRUS: DESAFIOS DE UM OLHAR METAMORFIZADO
DOI:
10.29286/rep.v32ijan/dez.13534Palavras-chave:
Ecologia social, Pandemia, Cotidiano escolar, EducaçãoResumo
Qual o sentido da escola contemporânea? Em que medida a pandemia de Covid-19 tem ressignificado o nosso olhar para a formação escolar? Este ensaio, ao debruçar-se à luz dos acontecimentos hodiernos, propõe olhar para a escola como um espaço de narrativas em profusão, assim como, para os possíveis desdobramentos e caminhos que se afloram na construção de um novo desenho institucional. Diante das mudanças no habitus de nossa vida ordinária, a pandemia que assola o mundo catalisa uma metamorfose de paradigmas sem precedentes que nos leva, de fato, cultural e socialmente, para o século 21. Longe de pregar ou propor receitas à Escola, esta pesquisa busca ladrilhar caminhos e abrir veredas que façam deste importantíssimo espaço a principal fábrica de sentidos para que homens e mulheres desenvolvam consciência crítica, com vistas à transformação da sociedade.
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