FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA NA SALA DE AULA HÍBRIDA
DOI:

Palavras-chave:
Formação de professores, Cibercultura, Sala de aula híbridaResumo
O artigo chama atenção da formação de professores para a necessidade de superação da mediação docente baseada na lógica unidirecional da cultura audiovisual (impresso, rádio e tv) na sala de aula híbrida. Distingue a lógica unidirecional, própria da cultura audiovisual, da dinâmica comunicacional que emerge com o cenário social e técnico da cibercultura, da cultura digital, e aí situa a docência e a aprendizagem. Chama atenção para a teoria e a prática da interatividade, entendida como dinâmica comunicacional que expressa a coautoria da emissão e recepção na construção da mensagem ou do conhecimento. E aborda a dinâmica comunicacional da cibercultura (autoria, compartilhamento, conectividade, colaboração, cocriação) favorável ao legado pedagógico baseado nos princípios autonomia, diversidade, interação, dialogia e democracia.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. La structure de l’énoncé. In: TODOROV, T. Mikhaïl Bakhtine: le principe dialogique. Paris: Éditions du Seuil, 1981.
BATESON, G. et al. (org.). La nouvelle communication. Paris: Seuil, 1981.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
CÁDIMA, R. F. História e crítica da comunicação. Lisboa: Ed. Século XXI, 1996.
CONKLIN, J. Hypertext: An introduction and survey. IEEE Computer, v. 20, n. 9, p. 17-41, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______. A importância do ato de ler. São Paulo: Associados/Cortez, 1982.
______. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983
______. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GIBSON, W. Neuromancer. Aleph, 1984.
HARDY, M. et al. (orgs.). Naissance d’une pédagogie interactive. Paris: ESF/INRP, 1991.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARCHAND, M. Les Paradis Informationnels: Du Minitel Aux Services de Communication du Futur. Paris: Masson, 1987.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Publicações Instituto Piaget, 1995 (original francês: 1990).
SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, p. 267-287, 2009.
SFEZ, L. Crítica da comunicação. Trad. Maria Stela Gonçalves et ali. São Paulo: Loyola 1994.
SILVA, M. De Anísio Teixeira à cibercultura: desafios para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. Boletim Técnico do Senac, v. 29, n. 3, p. 30-41, 2003.
______. Sala de aula interativa. 7ª ed. São Paulo: Loyola, 2014.
______. Interação e interatividade: sugestões para a docência na cibercultura. In: PORTO, C. et al. (org.) Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador: Edufba, 2015, p. 43-64.
______. Didática encarnada: engajamentos docentes na licenciatura. In SILVA, M. et al (org.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019 (XIX ENDIPE).
______. Interatividade na educação híbrida. In PIMENTEL et al. (org.). Informática na educação: interatividade, metodologias e redes. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v. 3).
TEIXEIRA, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 92, p. 10-19, out./dez., 1963.