FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA NA SALA DE AULA HÍBRIDA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13472

Palavras-chave:

Formação de professores, Cibercultura, Sala de aula híbrida

Resumo

O artigo chama atenção da formação de professores para a necessidade de superação da mediação docente baseada na lógica unidirecional da cultura audiovisual (impresso, rádio e tv) na sala de aula híbrida. Distingue a lógica unidirecional, própria da cultura audiovisual, da dinâmica comunicacional que emerge com o cenário social e técnico da cibercultura, da cultura digital, e aí situa a docência e a aprendizagem. Chama atenção para a teoria e a prática da interatividade, entendida como dinâmica comunicacional que expressa a coautoria da emissão e recepção na construção da mensagem ou do conhecimento. E aborda a dinâmica comunicacional da cibercultura (autoria, compartilhamento, conectividade, colaboração, cocriação) favorável ao legado pedagógico baseado nos princípios autonomia, diversidade, interação, dialogia e democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco SILVA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1992), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutor em Educação na Universidade do Minho, Portugal (2014). Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde leciona e pesquisa. Seus temas de docência, pesquisa e publicação são: cibercultura, didática, interatividade, educação online, b-learning, formação de professores para docência online e no b-learning, tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula presencial e online, avaliação da aprendizagem nas modalidade online e no b-learning e desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa. 

Referências

BAKHTIN, M. La structure de l’énoncé. In: TODOROV, T. Mikhaïl Bakhtine: le principe dialogique. Paris: Éditions du Seuil, 1981.

BATESON, G. et al. (org.). La nouvelle communication. Paris: Seuil, 1981.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

CÁDIMA, R. F. História e crítica da comunicação. Lisboa: Ed. Século XXI, 1996.

CONKLIN, J. Hypertext: An introduction and survey. IEEE Computer, v. 20, n. 9, p. 17-41, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. A importância do ato de ler. São Paulo: Associados/Cortez, 1982.

______. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983

______. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GIBSON, W. Neuromancer. Aleph, 1984.

HARDY, M. et al. (orgs.). Naissance d’une pédagogie interactive. Paris: ESF/INRP, 1991.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARCHAND, M. Les Paradis Informationnels: Du Minitel Aux Services de Communication du Futur. Paris: Masson, 1987.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Publicações Instituto Piaget, 1995 (original francês: 1990).

SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, p. 267-287, 2009.

SFEZ, L. Crítica da comunicação. Trad. Maria Stela Gonçalves et ali. São Paulo: Loyola 1994.

SILVA, M. De Anísio Teixeira à cibercultura: desafios para a formação de professores ontem, hoje e amanhã. Boletim Técnico do Senac, v. 29, n. 3, p. 30-41, 2003.

______. Sala de aula interativa. 7ª ed. São Paulo: Loyola, 2014.

______. Interação e interatividade: sugestões para a docência na cibercultura. In: PORTO, C. et al. (org.) Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador: Edufba, 2015, p. 43-64.

______. Didática encarnada: engajamentos docentes na licenciatura. In SILVA, M. et al (org.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019 (XIX ENDIPE).

______. Interatividade na educação híbrida. In PIMENTEL et al. (org.). Informática na educação: interatividade, metodologias e redes. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v. 3).

TEIXEIRA, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 92, p. 10-19, out./dez., 1963.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

SILVA, M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA NA SALA DE AULA HÍBRIDA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–17, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13472. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13472. Acesso em: 25 abr. 2024.