PRÁTICAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROINFÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13425

Palavras-chave:

Proinfância, Educação Infantil, Pandemia Covid 19

Resumo

O artigo consiste em parte da pesquisa “Implementação do Proinfância”, realizada a partir de abordagem qualitativa de três estudos de caso de municípios, com o objetivo de aprofundar os aspectos relativos à qualidade da oferta de educação infantil, através de visitas, observação-participante na escola, entrevistas com responsável pela secretaria de educação e gestão escolar. Devido à Pandemia da Covid-19, a metodologia foi redimensionada, sendo realizada análise dos perfis das redes sociais das escolas, com objetivo de conhecer as propostas educativas naquele novo contexto. Evidencia-se um esforço coletivo para que ocorra oferta de qualidade para as crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Helena Carolina Martins PIRES, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente mestranda em Educação na Universidade de Lisboa. Participou como Bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa: "Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: ampliação da cobertura e desafios para a efetivação da qualidade na oferta de Educação Infantil".

Simone Santos de ALBUQUERQUE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando no Departamento de Estudos Especializados (DEE) na área de Educação Infantil. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI/ UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Educação Infantil e Infâncias (GEIN/ UFRGS). Coordena o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda FACED/UFRGS.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

PIRES, H. C. M.; ALBUQUERQUE, S. S. de . PRÁTICAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROINFÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 396–417, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13425. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13425. Acesso em: 2 maio. 2024.