MÚLTIPLAS INTERFERÊNCIAS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS TECNOLÓGICOS: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DO PROFQUI DAS REGIÕES NORDESTE E SUL
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.13395Palavras-chave:
Formação continuada docente, Abordagens Tecnológicas, Políticas EducacionaisResumo
A partir do conjunto de normas, resoluções e regimentos de programas de pós-graduação nas regiões Nordeste e Sul, os autores buscam identificar perfis didático-tecnológicos dos egressos, particularidades dos polos e o impacto das políticas educacionais na diversidade de produtos educacionais tecnológicos. Neste artigo são consideradas as turmas de 2017 e 2018 do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). As dissertações coletadas na página oficial de cada programa foram analisadas usando Processamento de Linguagem Natural. Estrutura física nas escolas, investimento nos recursos tecnológicos e na formação docente (teórica e prática) voltada para o mundo digital são demandas importantes.
Downloads
Referências
BESSEMER, S. P.; TREFFINGER, D. J. Analysis of creative products: review and synthesis. The Journal of Creative Behavior, v. 15, n 3, p. 158-178, 1981.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: mar. 2022.
BRASIL. CAPES. Produção Técnica - Grupo de trabalho. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf. Acesso em: mar. 2022.
BRASIL. MEC. CAPES. Diário Oficial da União. Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.capes.gov.br. Acesso em: mar. 2022.
CAPES. Avaliação Quadrienal. 2016. Disponível em: http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/home. Acesso em: mar. 2022.
CAPES. Portal Periódico da Capes. 2019. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br. Acesso em: mar. 2022.
FERNANDES, A. Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 82-95, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3836
GONZAGA, G. R.; PAIVA, D. C. de; EICHLER, M. L. Habilidades tecnológicas de professores de Química em desenvolvimento profissional: um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI. Educitec, Manaus, v.5, n.12, p.11-29, dez. 2019.
GONZAGA, G. R.; PAIVA, D. C. de; EICHLER, M. L. Desafios e perspectivas atuais na formação do professor de Química: expectativas sobre o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Química Nova, v.43, n.4, 2020. http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170495
LEITE, W. S. S. Sociedade moderna e tecnologias na educação: reflexões e perspectivas sobre a realidade no Brasil. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 15, n. 24, p. 105-212, jul./dez. 2014.
LEITE, M. A. da S.; SOARES, M. H. F. B. Jogo Pedagógico para o Ensino de Termoquímica em turmas de educação de jovens e adultos. Química Nova na Escola, v. 43, n. 3, p. 227-236, 2020.
MORTIMER, E. F.; AMARAL, L. O. F. Quanto mais quente melhor: Calor e temperatura no ensino de Termoquímica. Química Nova na Escola, n. 7, p. 30-34, 1998.
MOURA, A. B. F.; LIMA, M. G. S. B. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa: um instrumento metodológico possível. Temas em Educação (UFPB), v. 23, p. 98-106, 2014.
PEREIRA, A. A educação de jovens e adultos no sistema prisional brasileiro: o que dizem os planos estaduais de educação em prisões?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, p. 245-252, 2018.
PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Apresentação. 2021. Apresentação do programa. Disponível em: https://profqui.iq.ufrj.br/apresentacao-2/ Acesso em: 13 mar. 2022.
PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Disciplinas. 2021. Grade de disciplinas obrigatórias. Disponível em: https://profqui.iq.ufrj.br/disciplinas/ Acesso em: 13 mar. 2022.
PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. 2017. Página inicial. Disponível em: https://profqui.iq.ufrj.br/. Acesso em: 13 mar.2022.
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. DOI: 10.3895/actio.v5n2.12657.
ROSSI, F.; HUNGER, D. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 258, p. 313-336, maio/ago. 2020.
SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, É. T. G. O ludo como um jogo para discutir conceitos em termoquímica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 22, n. 23, p. 27-31, maio, 2006.
VALENTE, J. A. Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? Novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.16, n.43, p.147-168, 2019.
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WALL, M. The Platform Society: public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018.